Listas para homologação de bancas e defesas

Responsabilidade pelo processamento e envio

Secretaria de Pós-Graduação

Responsável por receber das CEPGs e da Câmara e enviar para a Câmara e Pró-Reitoria, respectivamente, as listas com os nomes para homologação de bancas e defesas. Fornecer dados, quando forem necessários, sobre a vida acadêmica do aluno.

Coordenação da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa

Responsável por analisar e aprovar as homologações nas listas apresentadas pelas Comissões de Ensino dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa.

A análise será feita com base nos dados sobre a vida acadêmica do aluno que constam no requerimento de defesa dos alunos. São responsáveis por pautar nas reuniões ordinárias da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa os requerimentos de defesa dos alunos e as defesas concluídas.

São responsáveis por informar aos coordenadores de programas as solicitações de mudanças ou sugestões da Pró-Reitoria sobre bancas e defesas.

Coordenação da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa

Responsáveis por solicitar a execução das atividades de realização das bancas e defesas em tempo oportuno.

Analisar a realização de bancas e defesas e solicitar mudanças sempre que divergem do Regimento Interno da Pós-Graduação e Pesquisa e dos Regulamentos Internos dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa. Também responsáveis por monitorar tais atividades e sanar eventuais problemas.

Responsáveis por analisar a veracidade das informações contidas no requerimento de defesa dos alunos. São responsáveis por informar aos docentes/orientadores dos programas de pós-graduação as solicitações de mudanças ou sugestões da Pró-Reitoria sobre bancas e defesas.

Os membros são responsáveis por dirigir os orientadores e/ou fornecer informações aos orientadores quanto à atividade docente junto a seus orientandos.

Comissões de Ensino dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa

Responsáveis por analisar as solicitações de realização de bancas e aprovação das defesas.

Estrutura do Documento

Serão dois os tipos de documentos para duas instâncias:

a) Duas listas:
  • uma com os nomes dos alunos que irão defender
  • e outra com os nomes dos alunos que defenderam

A serem enviadas primeiro para a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa e depois para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

As listas terão:

• Cabeçalho padrão e nome do curso de Pós-Graduação com as datas, horários, participantes e local das defesas
  • Nome do presidente e da dissertação/tese apresentada.
  • Terá assinatura do(a) secretário(a) responsável por catalogar os nomes e títulos das dissertações/defesas.
  • Será apresentada em papel A4.
b) Dois memorandos:

Informação nos memorandos de que todos os requisitos foram cumpridos pelo aluno.

Portanto, o pedido para a Câmara feito pelo Programa deverá vir acompanhado do memorando assinado pela CEPG de cada curso confirmando que todos os requisitos foram cumpridos pelos alunos relacionados nas listas, ou seja, não há pendências para estes alunos.

Haverá um check-list nos memorandos onde o requerente irá marcar todos os itens. Cada item relaciona-se a um requisito para cumprir o ciclo formativo de um pós-graduando.

O requerente se responsabilizará sobre a veracidade das informações ali constantes

Quando o requerente for o Coordenador do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, responsabilizar-se-á perante o Coordenador da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa.

Quando o requerente for o Coordenador da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, responsabilizar-se-á perante a Coordenadora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Será assinado pelo coordenador da Câmara ou seu substituto. Em forma de memorando em papel A4.

Procedimento

CEPG Câmara

As listas tanto de aprovação das bancas de defesa quanto das defesas realizadas devem ser enviadas para Câmara com documento padrão já encaminhado.

Obviamente isto será repassado aos Coordenadores e/ou CEPG de cada curso que deverá verificar se todos os requisitos foram cumpridos pelo aluno antes de ser encaminhada para a Câmara para homologação.

Portanto, o pedido para a Câmara feito pelo Programa deverá vir acompanhada de memorando assinado pela CEPG de cada curso confirmando que todos os requisitos foram cumpridos pelo aluno, ou seja, não há pendências.

Deve ser encaminhada com histórico completo, cumprimento do exame de proficiência em língua estrangeira, Exame de Qualificação, apresentação do Projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, cumprimento dos créditos em disciplinas, etc.

No caso de problemas posteriores, as responsabilidades do erro serão identificadas averiguando-se cada uma das etapas que o processo passou.

Câmara ProPGPq

As listas tanto de aprovação das bancas de defesa quanto das defesas realizadas devem ser enviadas para ProPGPq com documento padrão já encaminhado.

Alerta

As listas que não vierem com o devido encaminhamento (sem memorando), não serão homologadas em nenhuma das instâncias.

Serão pautadas na reunião da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa ou do CPGPq somente as listas que estiverem com toda a documentação completa e que chegarem na sexta-feira da semana anterior à reunião.

As listas que ocorrerem entre esta sexta-feira anterior até o final do mês e que tiverem com toda a documentação exigida serão homologadas ad referendum pela Pró-Reitora e ficarão para homologação pelo CPGPq na sua próxima reunião ordinária.