Nota de alerta da ProPGPq atualizada em 04/03/2021

Sexta, 20 Novembro 2020 12:56

Nota de alerta da ProPGPq de 20/11/2020 - atualizada em 04/03/2021

 

Considerando as atuais evidências de recrudescência do contágio pelo Sars-CoV-2, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), com o apoio da Reitoria e do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, por meio da Comissão de Retorno as Atividades Presenciais de Pesquisa da Unifesp (grupo de trabalho delegado pela Portaria da ProPGPq 1533/2020), está se reunindo em caráter de urgência para avaliar o momento atual, que aponta para o recrudescimento da pandemia, e apontar medidas apropriadas emergenciais para mitigar os riscos de surtos infeccioosos em nossa Instituição. Recomendamos, desde já, que as orientações de segurança atualmente em vigor sejam rigorosamenteo observadas, incluindo o distanciamento e o uso de EPIs. Em breve comunicaremos a toda instituição sobre o resultado das análises e eventual adoção de medidas adicionais de segurança.

 
Leia na integra:
 
Quinta, 04 Março 2021 11:57

PROPGPq/Unifesp reforça alerta para manutenção apenas de pesquisas essenciais

 
 
 

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por mais uma fase de extrema recrudescência da epidemia da COVID-19, com maior número de casos, mortes e ocupação de leitos de UTI do que desde o início da pandemia, levando a grande risco de colapso do sistema de saúde. Frente a esta condição, o governo de São Paulo anunciou a regressão para a fase vermelha do Plano São Paulo. As medidas de restrição mais rigorosas serão mantidas por pelo menos 15 dias a partir do próximo sábado, dia 06 de março de 2021. O detalhamento das medidas está disponível neste link.

Frente a esta nova situação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa solicita fortemente que todas as Unidades de Pesquisa sigam rigorosamente as recomendações dos protocolos de segurança sanitária contidos no Guia de Reabertura das Atividades Presenciais de Pesquisa e reforça a necessidade de que apenas pesquisas essenciais sejam mantidas neste momento.
Mesmo que parte da comunidade UNIFESP esteja vacinada neste momento, vale lembrar que não há estudos conclusivos sobre a prevenção da infecção pelo SARS-CoV-2 ou diminuição da transmissão com as vacinas disponíveis. Isto é, tomar a vacina não significa que você está imune à COVID-19 e mesmo os vacinados podem adquirir a doença e transmiti-la. Os principais objetivos da vacinação para COVID-19 são alterar a evolução clínica da doença, diminuir a gravidade, evitar internações e mortes. Assim, a adesão às medidas para prevenção da transmissão são FUNDAMENTAIS e devem ser mantidas por TODOS, mesmos quando vacinados conforme as recomendações dos especialistas: não aglomerar, manter distanciamento social, higienização das mãos, uso frequente de álcool em gel, uso de máscaras faciais de proteção durante todo o tempo e sair de casa apenas quando realmente necessário.
Ressalta-se que aqueles que sentirem quaisquer sintomas sugestivos da COVID-19 devem procurar atendimento médico e permanecerem voluntariamente em quarentena enquanto a hipótese de infecção pelo SARS-CoV-2/COVID-19, não for descartada pela interpretação médica dos testes diagnósticos, que devem ser realizados de acordo com protocolos específicos a cada um. Caso o diagnóstico seja positivo, a quarentena deve-se estender segundo orientação médica. Faz-se igualmente importante lembrar que os cuidados para prevenção da COVID-19 devem ser estendidos em todo contexto das eventuais interações sociais, não se limitando apenas ao contexto do ambiente universitário e/ou hospitalar.