Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) recebe primeiro aluno por meio de programa de cooperação regional

Aluno do Haiti foi selecionado por meio do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB.

Virgilinx Gustave em evento

Foto: Arquivo pessoal

Virgilinx Gustave, do Haiti, foi selecionado para a realização do curso de doutorado em Pesquisa Operacional, ofertado em parceria pelo ICT/Unifesp e o ITA, por meio de edital do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB. O Programa é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Lançado em 2011, o Programa é uma iniciativa de cooperação regional para o desenvolvimento da educação superior na América Latina e no Caribe. Seu objetivo é contribuir para a integração e fortalecimento da região das Américas por meio da concessão de bolsas de estudo de cursos completos de mestrado e doutorado, oferecidos pelas universidades brasileiras associadas ao GCUB para estudantes dos 34 países membros da OEA, exceto o Brasil, e formar líderes capazes de atuar em diferentes setores. São selecionados(as) alunos(as) com alto nível acadêmico, trajetória de liderança e alto potencial de impacto para o desenvolvimento socioeconômico de seus países de origem.

Virgilinx iniciou o curso de doutorado em Pesquisa Operacional no dia 01/03 e contou que está impressionado com a qualidade do ensino, com o caráter inovador das pesquisas e com a dinamicidade da comunidade de alunos(as). “É um ambiente de aprendizagem estimulante e colaborativo. As instalações e os recursos de pesquisa disponíveis no ICT/Unifesp e no ITA são de alto nível, permitindo que os(as) alunos(as) conduzam suas pesquisas em um ambiente instigante e inovador. Acredito que essa experiência me proporcionará uma excelente formação e a oportunidade de trabalhar ao lado de pesquisadores(as) renomados(as). Além disso, a possibilidade de obter um diploma duplo na Unifesp e no ITA é um grande benefício para os(as) alunos(as) do Programa”, afirma.

O professor Luiz Leduino Salles Neto, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO), informou que outros(as) três estudantes internacionais oriundos(as) de Angola, Moçambique e Colômbia foram aprovados(as) em editais lançados pelo GCUB para a realização de cursos de mestrado e doutorado no PPG-PO.

Saiba mais sobre o Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB neste link