O Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) em associação entre a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi aprovado em 2015 pela CAPES com a nota 4. A primeira turma do PPG-PO teve início no primeiro semestre de 2016.
A Pesquisa Operacional é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada, engenharia e ciências que utiliza diversos princípios baseados em pesquisa científica, estratégias, e métodos analíticos - incluindo modelagem matemática, estatística e algoritmos - para melhorar a capacidade gerencial de tomada de decisão.
Os pesquisadores do PPG-PO ITA/UNIFESP, em cooperação com outras instituições nacionais e internacionais, conduzem pesquisas nas linhas de "Métodos em Otimização", "Gestão e Apoio a Decisão" e "Ciência de Dados".
Este programa de mestrado e doutorado em Pesquisa Operacional visa capacitar recursos humanos pelo aprimoramento de conhecimentos básicos e avançados de Pesquisa Operacional, a fim de atender às demandas vindas de setores industriais e de serviços e do sistema universitário nacional.
O objetivo geral do curso é formar mestres e doutores capazes de consolidar os princípios da Pesquisa Operacional melhorar a capacidade gerencial de tomada de decisão.
O curso pretende reciclar e transmitir aos seus participantes conhecimentos, técnicas e instrumentos necessários para sua evolução na carreira profissional, exercendo sua potencialidade de integrar pesquisa, ensino e extensão.
O público alvo do curso inclui os alunos egressos de cursos de Engenharias ou de cursos de áreas afins (como Ciência da Computação, Matemática Aplicada, Ciência e Tecnologia, entre outros) que apresentem um claro interesse em uma formação em Pesquisa Operacional e possuam uma boa base quantitativa.