Obrigatórias

Créditos: 4

Ementa:

  • Introdução ao método científico.
  • Bases de Dados e Pesquisa Bibliográfica.
  • Estrutura de Trabalhos Científicos. Uniformização redacional. Normas ABNT e ISO.
  • Elaboração de apresentações de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos.

Bibliografia:

  • ampieri R. H. Metodologia De Pesquisa, 5° Ed, McGraw Hill ­ Artmed, 2006.
  • Popper, Karl ­ A Lógica da Pesquisa Científica. Ed. Cultrix, 1972.
  • Fachin O. Fundamentos de metodologia, 5° Ed, Saraiva, 2006.
  • Tomasi C., Medeiros J. B. Comunicação Científica, Atlas, 2008.
  • Wazlawick R .S. Metodologia da Pesquisa para a Ciência da Computação, Elsevier, 2009.
  • Severino A. J. Metodologia do Trabalho Científico, Cortez Editora, 1992.
  • Dos Santos V., Candeloro R. J. Trabalhos Acadêmicos Uma Orientação para a Pesquisa e Normas Técnicas, AGE Editora, 2006.
  • Matallo E., de Pádua M. Metodologia da Pesquisa Abordagem Teórico­Prática, 13oEd.,Papirus, 2004.
  • Rea L. M., Parker R. A. Metodologia de Pesquisa: do planejamento à Execução, Pioneira,1997.

Corpo Docente:

  • Todos os docentes do programa

Créditos: 4

Ementa:

Dinâmica Industrial da Inovação Tecnológica: Fontes de Inovação; Tipos e Padrões de Inovações; Padrão Dominante no mercado e a competição pelo padrão de mercado; Momento de Entrada. Formulação da Estratégia de Inovação Tecnológica: Direção Estratégica da Organização; Escolha entre projetos inovadores; Estratégias de colaboração; Proteção da Inovação. Implementação da Estratégia de Inovação Tecnológica: Estruturando a organização; Gerenciamento do desenvolvimento de novos produtos inovadores; Gerenciamento e desenvolvimento de equipes voltadas para inovação; Etapas na implementação da estratégia de inovação.

Bibliografia:

  1. Schilling, Melissa A. Strategic Management of Technological Innovation, McGraw­Hill Education 2012.
  2. Bellefrlamme, Paul; Peitz, Martin. Strategic Management of Technology and Innovation, McGraw­Hill Education, 2008.
  3. Freeman, Chris; Soete, Luc. Diffusion of Innovations. Free Press, 2003.
  4. Trott, Paul. Innovation Management and New Product Development, Pearson. 2011.
  5. Tigre, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. 2ed.Campus, 2014.
  6. Meira, Silvio. Novos Negócios Inovadores de Crescimento. Casa da Palavra, 2013.
  7. TIDD, J; BESSANT, J.; PAVITT, K. “Gestão da Inovação”. 3a. Ed. Bookman, 2008
  8. Wheelwright, S.T.; Clark, K. B. Revolutionizing Product Developement. The Free Press. 1992.
  9. Artigos selecionados de periódicos, anais de conferências e capítulos de livros.

Corpo Docente:

  • Renato Sato
  • Iraci Souza João
  • Arlindo Flavio da Conceição
  • Maria Elizete Kunkel
  • Luiz Eduardo Martins

Créditos: 2

Ementa:

Apresentação de tópicos sobre Inovação Tecnológica de caráter interdisciplinar,com participação de pesquisadores e profissionais convidados de diferentes áreas de atuação.

Bibliografia:

  • Artigos selecionados de periódicos, anais de conferências e capítulos de livros.

Corpo Docente:

  • Todos os docentes do programa.

Créditos: 2

Ementa:

Apresentação de tópicos sobre Inovação Tecnológica de caráter interdisciplinar, com participação de pesquisadores e profissionais convidados de diferentes áreas de atuação.

Bibliografia:

  • Artigos selecionados de periódicos, anais de conferências e capítulos de livros.

Corpo Docente:

  • Todos os docentes do programa.

Créditos: 2

Ementa

O conteúdo preciso do estudo deve ser definido a partir de uma proposta de trabalho que vise amadurecer o aluno, envolvendo técnicas, ferramentas e teorias que serão utilizados durante o desenvolvimento da pesquisa. No caso da disciplina de Estudos Dirigidos I, o principal produto a ser gerado é uma revisão bibliográfica preferencialmente sobre o tema de pesquisa do mestrado do aluno.

Bibliografia

Artigos selecionados de periódicos, anais de conferências e capítulos de livros.

Corpo docente

Todos os docentes

Créditos: 2

Ementa

O conteúdo preciso do estudo deve ser definido a partir de uma proposta de trabalho que vise amadurecer o aluno, envolvendo técnicas, ferramentas e teorias que serão utilizados durante o desenvolvimento da pesquisa. No caso da disciplina de Estudos Dirigidos I, o principal produto a ser gerado é uma revisão bibliográfica sobre o tema de presquisa do mestrado do aluno.

Bibliografia

Artigos selecionados de periódicos, anais de conferências e capítulos de livros.

Corpo docente

Todos os docentes

Créditos: 2

Objetivos:

Atividades técnicas que contribuam para a ampliação da visão de mundo do estudante e que contribuam efetivamente para a inserção social e disseminação da pesquisa. As categorias de atividades técnicas aceitas podem ser consultadas no Documento de Área Interdisciplinar, como por exemplo confecção de artigos, apresentação em congressos, depósito de patente, ação social etc. O discente deve entregar um relatório circunstanciado e com comprovantes das atividades realizadas.

Bibliografia:

  • Não se aplica.

Corpo Docente:

  • Todos os docentes podem supervisioar esta ação.