Processos e Produtos Tecnológicos - Projetos

Projetos dos docentes do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

 

Docente

Título / Tema do Projeto

Resumo

Link

Arlindo Flávio da Conceição

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Internet do Futuro e Cidades Inteligentes

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Internet do Futuro e Cidades Inteligentes. Este projeto reúne pesquisadores de todo o Brasil em torno do tema Cidades Inteligentes. O objetivo é propor e criar soluções para desafios existentes nas grandes cidades, tais como transporte, educação inclusiva, acesso a informação, etc. Dentre meus interesses nessa área estão: desenvolvimento de sistemas móveis (Apps), utilização de dados abertos e aplicações seguras de governo eletrônico. Atualmente trabalhamos no desenvolvimento de sensores para o monitoramento de diversos fatores do cotidiano das grandes cidades.

http://interscity.org

Arlindo Flávio da Conceição

Portal de Dados Abertos da Região da Lombardia

As iniciativas de dados abertos têm por objetivo principal aumentar a transparência da gestão pública. Também existem casos em que a adoção de dados abertos abriu oportunidades para a inovação e para a criação de novos negócios. Neste projeto, o objetivo é compreender o interesse do cidadão em dados abertos e prover ferramentas que potencializem a sua participação da gestão pública e o uso de dados abertos. Atualmente trabalhamos no desenvolvimento de uma plataforma Web para desenvolvimento colaborativo de bases abertas. São utilizadas tecnologias de desenvolvimento para nuvem.

Além dos dois projetos principais colocados acima, tenho interesse no desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em tecnologia para nuvem, em aplicações móveis seguras utilizando blockchain e em problemas de otimização combinatória. Está disponível em http://www.pinguim.pro.br/mp.pdf um breve tutorial sobre o perfil dos projetos.

https://dati.lombardia.it/

Camila Bertini Martins

 

Flávia Cristina Mariano

Modelos Estatísticos em Metanálise

A combinação de diversos estudos de mesmo interesse recebe o nome de metanálise e atualmente é uma das principais ferramentas de síntese de informação na área da saúde. Existem diferentes metodologias para a análise de dados provenientes de uma metanálise. O objetivo desse projeto é estudar diferentes modelos estatísticos na área e desenvolver uma interface gráfica amigável que auxilie qualquer pesquisador na realização de uma metanálise.  

Camila Bertini Martins

 

Flávia Cristina Mariano

 

Interfaces gráficas e aplicativos digitais envolvendo metodologias estatísticas
A necessidade do desenvolvimento de ferramentas amigáveis para computação estatística que permitam a obtenção de resultados de forma rápida e confiável têm se tornado crescente, principalmente para os especialistas das diversas áreas aplicadas. O presente projeto tem como objetivo desenvolver interfaces gráficas e aplicativos digitais que permitam a utilização de modelos estatísticos, garantindo ao usuário a obtenção de resultados acurados. Esta proposta justifica-se no fato de que, devido à complexidade de alguns modelos estatísticos, muitos especialistas preferem não utilizá-los devido à sua inviabilidade de uso prático. Além disso, muitos resultados estatísticos, observados no próprio cotidiano das pessoas, podem ser melhores compreendidos via gráficos e tabelas dinâmicas. Nos trabalhos envolvidos são abordados aspectos teóricos e práticos da metodologia estatística utilizada, e ainda são propostas ações de produção nas modalidades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. A abrangência deste projeto contempla as áreas de zootecnia, médica e esportiva. Todas as ferramentas desenvolvidas serão de código aberto.   

Danielle Maass

REEECOVERY - Processos de Recuperação e Tratamento de Resíduos O Projeto REECOVERY tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e ambientalmente amigáveis que possibilitem a recuperação de materiais presentes em resíduos industriais e urbanos. Além disso, visa a otimização dos processos de tratamento de resíduos sob a ótica dos princípios da química verde. Uma das vertentes mais fortes desse projeto é a recuperação de metais preciosos presentes em resíduos eletroeletrônicos através da técnica de biomineração, que utiliza sistemas biológicos para facilitar a extração e recuperação desses metais.  
Eduardo Quinteiro Utilização de recursos minerais e resíduos industriais: otimização de desempenho de produtos cerâmicos e de sistemas da construção civil O objetivo geral é a identificação, caracterização e estabelecimento dos parâmetros de processamento físico e químico das Rochas e Minerais Industriais (RMIs), visando o desenvolvimento de produtos cerâmicos originais e a otimização de desempenho destes nos sistemas de construção civil. Definições de formulações, rotas e parâmetros de processamento, além da avaliação de desempenho dos produtos cerâmicos e dos materiais de construção civil, utilizando-se técnicas da Ciência e Engenharia de Materiais (CEM) e normatizações vigentes para produtos empregados na construção civil (estruturais, pisos, vedações verticais, coberturas e hidrossanitários). O reaproveitamento de resíduos industriais e uso de matérias-primas renováveis, com potencialidade para compor novos produtos cerâmicos e materiais de construção, também é foco desta linha de pesquisa, incluindo avaliações e comparações de indicadores de sustentabilidade dentro do ciclo de vida dos produtos.  

Emerson Gomes dos Santos

Integração entre Pesquisa, Desenvolvimento, Gestão da Inovação Tecnológica e Negócios

O projeto aborda os fatores que viabilizam a transformação de cidades, a partir de suas configurações tradicionais, para o contexto emergente de cidades inteligentes. Para tanto, são estudados diferentes conceitos para avaliar as possibilidades de novos negócios e modelos gerenciais relativos a produtos e processos em Cidades Inteligentes e em outros ambientes de inovação (Parques Tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras de negócios, Coworking). Ao longo dos próximos anos, espera-se evidenciar os fatores identificados, a partir de diferentes perspectivas, indicando o quanto as cidades brasileiras estão próximas de consolidarem esse processo.

Além disso, tenho interesse em estudos relacionados à Ciência de Dados, Aplicações de Estatística em projetos interdisciplinares e outros projetos com tema em inovação, economia e engenharia de produção.
 

Fábio Luís Falchi de Magalhães

Pesq Empreende - Portal do Pesquisador

Elaboração de estudos e desenvolvimento de processos, indicadores, modelos gerenciais e soluções para busca, desenvolvimento, relacionamento e financiamento do ecossistema de inovação, educação e pesquisa aplicada, dentro do contexto da tríplice hélice (pesquisador, academia, empresa, governo, sociedade e ambiente).

O Projeto vinculado à uma startup 100% paulistana, conta com apoio da Fapesp, através do Programa FAPESP - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE e participação de pesquisadores de várias universidades do estado de São Paulo.

Palavras-chave relacionadas: Pesquisa aplicada; Redes de colaboração; Crowdsourcing; inovação aberta; Comunicação científica; Quíntupla Hélice; Fomento a pesquisa; Desenvolvimento da inovação.

 

Flávia Cristina Mariano

Modelos estatísticos usados na precificação do arroz

Descrição: O arroz está entre os cereais cultivados e mais consumidos do mundo, sendo uma importante fonte de alimento básico de mais da metade da população mundial e um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. No entanto, o preço do arroz pode apresentar variações significativas decorrentes de crises econômicas, mudanças climáticas, pragas e outros fatores que impedem que se façam previsões precisas de cultivo, preço e comercialização. A motivação deste projeto é obter modelos que representem o comportamento do passado da série de preços do arroz, a fim de que possa ser utilizado em previsões futuras. Estas previsões favorecem as decisões a serem tomadas tanto pelos produtores quanto pelos consumidores.  

Jurandy Almeida

Recuperação de Informação Semântica em Grandes Bases de Vídeos

Devido aos rápidos avanços em tecnologias de aquisição e transmissão de dados, as pessoas são constantemente inundadas por informações na forma de vídeo digital. Nesse cenário, há uma crescente demanda por sistemas eficientes capazes de gerenciar grandes volumes de dados de vídeo e reduzir a carga de trabalho e o excesso de informação ao se buscar um dado conteúdo de interesse. Um dos principais desafios no desenvolvimento de sistemas eficazes de recuperação de vídeos é a identificação automática de conteúdo semântico. Para isso, existem quatro barreiras a serem consideradas: (1) processamento multimodal, (2) fusão de características, (3) aprendizagem semântica e (4) resolução de consultas. Inúmeras técnicas têm sido propostas para atender a tais requisitos. Entretanto, a maioria dos trabalhos existentes envolve algoritmos e métodos computacionalmente custosos. No cenário atual, é imperativo o desenvolvimento de técnicas tanto eficazes quanto eficientes. Nos últimos anos, academia e indústria têm investido esforços significativos a fim de tornar essas soluções compatíveis a uma ampla gama de dispositivos e plataformas. É nesse contexto que o presente projeto de pesquisa se insere. Esta proposta objetiva avançar o estado da arte em recuperação semântica de vídeos digitais. Recentemente, o proponente introduziu na literatura um sistema unimodal de recuperação de vídeos por conteúdo voltado a dispositivos com baixo poder computacional. Baseado nos resultados positivos obtidos em sua aplicação, pretende-se estender tal sistema para tirar vantagem de diferentes fontes de dados, isto é, usar informação multimodal, melhorando a sua qualidade de resposta. Para tanto, tenciona-se explorar soluções recentes em computação visual e inteligência de máquina visando combinar diferentes fontes de dados de maneira eficiente. Por fim, espera-se contribuir sobremaneira com os avanços nessa área de pesquisa, dado que seus resultados serão agrupados em uma interface de desenvolvimento visual que possibilitará a atuação dessas soluções em conjunto.  

Luiz Eduardo Galvão Martins

Requirements Engineering Framework for Safety-Critical Systems

Modern society is becoming more and more dependent on software. In the last decades there were important advances in computing technologies, and software assumed a central role in the control of equipment, devices and processes based on computers. On a daily basis, the common citizen is dependent on several services supported by software, and many services are transparent to the users. For example, a car contains millions lines of code, that control everything from the A/C unit, to safety critical aspects such as breaking. Other examples range from banking services available in automated teller machines or web systems; services available in pay-per-view TVs; traffic-air control; road monitoring; telecommunication system control; medical equipment control, since a blood pressure monitor device until sophisticated magnetic resonance image equipment; automotive control systems; entertainment systems; to surveillance systems based on computer vision; and others.

The more the dependence of such services and systems increase, the more it is necessary to guarantee that they will be available and working correctly. Software-intensive systems are complex and must be designed and implemented based on good engineering practices. In this sense, Software Engineering has grown in importance in the last decades and has emerged as a central engineering discipline.

Research in Software Engineering is related to the conception, design, development and evolution of software-intensive systems. Furthermore, Software Engineering is becoming specialized in many fields, considering the scope and complexity of several aspects concerned to software development, such as Requirements Engineering, which is also considered a field of Systems Engineering.

Requirements Engineering focuses on the development of processes, techniques, methods, models and tools to help in the conception of software and systems, covering the activities of elicitation, analysis, specification, validation and management of requirements. Requirements are the base to further software design, but besides this it offers a description of the functional and non-functional aspects that must guide the implementation and evolution of the software, as well as the verification and validation activities central for safety and security.

The aim of this project is to perform advanced studies in Requirements Engineering focusing on capture and specification of safety requirements for safety-critical systems. The main focus is to develop a framework of techniques, methods and tools that help requirements engineers to properly elicit, specify, analyze and communicate requirements to handle the following situations:

- Sequence of risk events that make system transitions from safe to hazard condition;

- Sequence of hazard mitigation events that make system transitions from hazard to safe condition;

- Sequence of catastrophic (rare) events that make system transitions from hazard condition to accidents;

- Failures and faults associated to risk and catastrophic events.

 

Luiz Eduardo Galvão Martins

Tiago de Oliveira

Desenvolvimento de um Protótipo de Bomba de Infusão de Insulina de Baixo Custo

A partir do final do século XX, aconteceram grandes avanços em tecnologia no tratamento do diabetes, que facilitaram o manejo da doença e de suas complicações. Dentre os avanços, podemos citar o desenvolvimento da bomba de infusão de insulina, que embora tenha seu uso difundindo nos Estados Unidos desde 1970, no Brasil chegou há aproximadamente quinze anos e somente nos últimos anos passou a ser prescrita com maior frequência em nosso meio. O objetivo da terapêutica com bomba de infusão de insulina é simular o que ocorre no organismo da pessoa saudável, mantendo a liberação de insulina durante 24 horas para tentar manter a concentração sanguínea normal de glicose entre as refeições e liberar insulina nos horários de alimentação.

Atualmente, existem no mercado bombas de insulina portáteis, controladas por sistemas computacionais embarcados. Essas bombas de insulina têm proporcionado significativa melhora no nível de qualidade de vida dos pacientes, proporcionando-lhes condições de inserção na cadeia produtiva e mercado de trabalho. Entretanto, essas bombas de insulina apresentam um alto custo de aquisição no Brasil, principalmente pelo fato de que todos os modelos disponíveis até o momento são importados (o custo médio das bombas de insulina disponíveis no mercado está em torno de R$ 15.000,00). Este custo torna proibitiva a aquisição das bombas de insulina para a maior parte da população brasileira. Neste sentido, o projeto ora apresentado, visa o desenvolvimento de um protótipo inicial de bomba de infusão de insulina de baixo custo, com vistas ao produto final, que beneficiará a população que necessita de tal equipamento médico, mas não possui recursos financeiros para sua aquisição. Este objetivo poderá ser atingido na medida em que o objetivo maior será desenvolver um protótipo de bomba de insulina de baixo custo (comparativamente aos modelos importados), colocando o Brasil entre os países com capacidade tecnológica para sua produção, e no futuro, exportação para os países latinos americanos, proporcionando o acesso às populações carentes dos mesmos. Ainda poderá gerar patentes de forma a proteger essa biotecnologia nacional.

 

Luiz Leduino Neto

Modelagem matemática na

Indústria 4.0 e cidades inteligentes

A fim de ser possível implementar um sistema inteligente em uma indústria 4.0 ou em uma cidade é necessário resolver alguns problemas de otimização, como o problema da distância geométrica. Nesse projeto buscamos resolver problemas reais de localização de sensores por meio de novos modelos matemáticos e métodos computacionais.  

Maraisa Gonçalves

Remoção de contaminantes de efluentes da indústria farmacêutica utilizando novos materiais a partir de resíduos do biodiesel

Devido ao crescente aumento da poluição ambiental, alternativas para minimizá-la são necessárias. As estratégias propostas neste trabalho é a remoção de contaminantes da indústria farmacêutica utilizando materiais carbonáceos, baseados em ferro/carvão ativado, obtidos a partir do resíduo do biodiesel, minimizando assim os impactos causados por duas fontes poluentes. Serão utilizados os compostos modelos de contaminantes, cafeína, paracetamol e amoxicilina, e também o efluente real da indústria farmacêutica. Para os testes de remoção será realizada a adsorção em batelada e em coluna de leito fixo utilizando como adsorventes carvões ativados obtidos a partir de resíduo do biodiesel. Os testes de adsorção/oxidação dos contaminantes em presença de peróxido de hidrogênio serão realizados utilizando como catalisador um novo material: compósito ferro/carvão ativado. Estes compósitos serão preparados por um novo método, in situ, o qual consiste na impregnação do polímero de glicerina com sal de ferro e posterior ativação, obtendo assim, um compósito ferro/carvão ativado. Para preparação dos compósitos serão avaliados diferentes parâmetros tais como: quantidade de ferro, temperatura e tempo de ativação. Após a obtenção todos os compósitos serão caracterizados quanto as suas propriedades textuais e físico-químicas por diferentes técnicas. A capacidade catalítica dos compósitos obtidos pelo novo método será comparada com um compósito obtido pelo método tradicional: impregnação incipiente.  

Maraisa Gonçalves

Preparação de carvões ativados a partir de resíduos do biodiesel para adsorção de contaminantes

Devido ao acelerado crescimento populacional, a poluição ambiental vem se agravando ao decorrer dos anos, fazendo com que soluções viáveis para conter essa poluição sejam necessárias. A utilização de fontes renováveis de energia vem sido incentivada, em especial o biodiesel. Entretanto, a produção de biodiesel resulta em um grande resíduo: a glicerina. É necessária uma conversão adequada deste resíduo em matérias com valor agregado, a fim de minimizar a poluição gerada. Este projeto propõe a produção de carvões ativados a partir da carbonização e ativação da glicerina. Os carvões serão avaliados quanto à adsorção de contaminantes da indústria farmacêutica. Os resultados obtidos serão comparados com resultados encontrados na literatura e com o carvão ativado comercial (Darco).  
Marcelo Freitas Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Física Médica O plano de pesquisa é composto por vários projetos que compreendem estudos interdisciplinares, envolvendo a aplicação de princípios físicos básicos para o desenvolvimento de processos e produtos tecnológicos na área da saúde, em concordância com as linhas de pesquisa do programa. As linhas de pesquisa de interesse envolvem o desenvolvimento de simuladores físicos para controle de qualidade de equipamentos radiológicos empregados nos serviços hospitalares de diagnóstico por imagem, ferramentas computacionais (softwares) para monitoramento das exposições à radiação em radiologia diagnóstica - dose tracking software, detectores/sensores de radiação empregados na área da saúde para monitoração das exposições à radiação, processos de otimização das doses de radiação e qualidade da imagem clínica em radiologia diagnóstica, novas técnicas de imagem (radiografia por contraste de fase), e, de forma mais geral, a avaliação das tecnologias em saúde baseada em evidências científicas, com vistas aos processos de decisão política sobre incorporação de tecnologias no SUS.  

Maria Elizete Kunkel

Programa Mao3D

Somente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, cerca de 30 mil pessoas apresentam amputação, ausência ou malformação de braços ou mãos. As próteses de membro  superior disponíveis no mercado ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não atendem ao público infantil e apresentam baixa funcionalidade. O Programa Mao3D da UNIFESP atua em parceria com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos sendo baseado em uma inovação tecnológica, próteses open source produzidas por impressão 3D da ONG e-Nable. O Mao3D atende sem custos pessoas com amputação, ausência ou malformação de membro superior por meio de 3 projetos: 1) Divulgação da tecnologia de impressão 3D para próteses, 2) Desenvolvimento e produção de próteses, e implementação de um protocolo reabilitação e 3) Capacitação profissional para a produção de próteses e reabilitação.

www.biomecanicaeforense.com

Maria Elizete Kunkel

Cadeira de Rodas Infantil Automatizada – CRIA

No Brasil, as cadeiras de rodas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) geralmente não contemplam crianças abaixo de 12 anos. A impossibilidade de crianças com deficiência motora frequentarem a escola limita sua inclusão na sociedade. Nesta pesquisa foi desenvolvido um protótipo de cadeira de rodas motorizada de baixo custo, para crianças de 3 a 6 anos, baseada no projeto open source Openwheelchair. A estrutura mecânica da CRIA foi feita com canos de PVC e o sistema de controle foi desenvolvido em uma plataforma Arduino com joystick de videogame. A CRIA {link para a aba CRIA}é bifuncional e pode ser utilizada tanto como cadeira manual guiada pelo cuidador como na forma automatizada. Os resultados do testes iniciais indicam que o protótipo desenvolvido tem ótima funcionalidade e capacidade de atender a esta demanda no mercado.

www.biomecanicaeforense.com

Maria Elizete Kunkel

Modificações Estruturais e Avaliação de Prótese de Mão

Com a perda da capacidade manipulatória, a criança pode ter uma vida menos funcional, mais dependente e ter sua inclusão na sociedade limitada. As próteses de membro superior disponíveis no mercado e pelo SUS mostram baixa funcionalidade, alta taxa de rejeição, são inadequadas para o uso infantil por serem pesadas, caras e não acompanharem o crescimento. Esta pesquisa faz parte do Programa Mao3D {link para a aba Mao3D} e objetiva implementar modificações estruturais em um modelo de prótese de mão infantil produzido por impressão 3D da e-Nable e avaliar e quantificar o desempenho de dois tipos de próteses de mão, o modelo padrão da ONG e-Nable e o modelo modificado e produzido neste projeto.

www.biomecanicaeforense.com

Maria Elizete Kunkel

Plataforma Virtual para Reabilitação a Distância

Este estudo faz parte do Programa Mao3D. Considerando as extensões territoriais do Brasil, o objetivo desta pesquisa é criar uma Plataforma Virtual para atender, por telemedicina, pessoas com amputação ou malformação de membro superior que precisam de próteses e que vivem em áreas sem acesso a centro de reabilitação. A Plataforma poderá tornar o programa Mao3D mais abrangente no Brasil incluindo técnicas de baixo custo para aquisição de imagens do membro à distancia permitindo a personalização de próteses. Na primeira fase foi explorada a técnica de fotogrametria, softwares livre e impressão 3D de um protótipo. A pesquisa incluirá avaliação de casos reais em diferentes regiões do Brasil para validação da Plataforma Virtual e a criação de um programa de capacitação para reabilitação com próteses feitas por impressão 3D.

www.biomecanicaeforense.com

Maria Elizete Kunkel

Órtese para a Substituição do Aparelho Gessado Pélvico Infantil

A imobilização do quadril infantil pelo emprego do aparelho gessado pélvico podálico é utilizada como tratamento para diversas afecções ou traumas presentes nesta região como em casos de displasia do desenvolvimento do quadril ou fratura infantil. Os principais problemas relatados com o uso do gesso em crianças são: desconforto térmico, mecânico, complicações cutâneas, dificuldade para a realização da higienização e transporte. Nesta pesquisa um protótipo de órtese de quadril infantil foi produzido com base em um boneco do tamanho de um recém nascido por meio de fotogrametria, softwares livre e tecnologia de manufatura aditiva. A órtese produzida é leve, higienizável e ergonômica. Nas próximas fases mais testes precisam ser realizados para o desenvolvimento de um modelo paramétrico de baixo custo que permita uma produção mais rápida garantindo a resistência mecânica necessária para imobilizar o quadril infantil.

www.biomecanicaeforense.com

Mariana Motisuke

Inovação em biomateriais

 Hoje em dia, independente da área e/ou do mercado, é crescente a necessidade por materiais que se adaptem às condições as quais são expostos e que sejam acessíveis e sustentáveis. No desenvolvimento de biomateriais para a ortopedia não é diferente, apesar da área ter avançado significativamente nas últimas décadas, as soluções existentes comercialmente para a regeneração óssea falham em sua eficácia regenerativa, na morbidade dos pacientes, na complexidade e no custo do processo de aplicação clínica e produção. Nos últimos 5 anos, verificou-se que, apesar de muitos biomateriais terem eficácia na regeneração óssea comprovada cientificamente, seus processos produtivos são custosos e de difícil reprodução, limitando bastante a sua aplicação clínica. Sendo assim, torna-se importante otimizar os processos de fabricação de biomateriais que possam ser aplicados em procedimentos clínicos de baixo custo e minimamente invasivos e/ou possam ser utilizados na produção de implantes personalizados. Assim, esse projeto tem como principal objetivo desenvolver novos biomateriais injetáveis, compostos por formulações com comprovada eficácia regenerativa, para serem aplicados diretamente em defeitos ósseos e/ou para serem utilizados em processos de manufatura aditiva, principalmente o direct ink writing, para a produção de implantes personalizados às necessidades de cada paciente.  

Marina Dias

Desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis

Mudanças climáticas, segurança energética, esgotamento de recursos de origem fóssil e a degradação ambiental têm motivado a busca por formas alternativas de produção. Produtos e processos sustentáveis, baseados no uso de matérias primas alternativas e renováveis como a biomassa, no aumento da eficiência energética, na redução de custos e dos impactos ambientais da cadeia produtiva são necessários para promover a transição da humanidade para um futuro sustentável. Neste projeto estudos na área de projeto e avaliação de biorrefinarias, tecnologias sociais e melhoria de processos produtivos serão desenvolvidos, visando contribuir com a criação de novos produtos e processos sustentáveis.  

Míriam R. Diniz Zanetti

Inovação tecnológica em saúde (promoção, prevenção e reabilitação)

O termo saúde não envolve apenas a ausência de doença, mas é reconhecida como aspecto multidimensional que é representado como estado completo de bem- estar físico, mental, espiritual e social. Estratégias que envolvam melhorias na assistência à saúde nos três níveis de atenção e envolvendo aspectos da promoção de saúde, prevenção de doenças ou agravamento das mesmas e reabilitação são fundamentais. O desenvolvimento de processos e produtos tecnológicos pode diminuir ou resolver as falhas e demandas que são apresentadas na prática da assistência à saúde. Porém, esse desenvolvimento que faz diferença na saúde da população será bem sucedido apenas se for feito de forma interdisciplinar e intersetorial. Assim essa linha de pesquisa tem o objetivo de pesquisar, desenvolver, melhorar e gerir produtos de inovação tecnológica destinadas à promoção, prevenção e reabilitação em saúde. A metodologia empregada será constituída desde a fase de investigação das lacunas na assistência à saúde para então iniciar o processo de desenvolvimento ou melhoria dos produtos tecnológicos com a finalização de projetos pilotos que reforçarão a importância dos mesmos.  

Nirton Cristi Silva Vieira

Biossensores para o diagnóstico de infecções virais: desenvolvimento e testes clínicos

Este projeto tem como objetivo desenvolver dispositivos biossensores a partir de nanomateriais (como grafeno, seus derivados e nanopartículas) para a detecção de biomarcadores de doenças em fluidos corporais (saliva, sangue e urina). Os biossensores serão testados em amostras reais obtidas de pacientes voluntários do Hospital Municipal Dr. José Carvalho de Florence em São José dos Campos - SP. Esperamos obter biossensores de baixo custo que possam ser rapidamente absorvidos pelo sistema de saúde brasileiro. Num primeiro momento, os biossensores serão testados para o diagnóstico das infecções virais Dengue, Zika e COVID-19, podendo ser ampliado para outras doenças.  

Nirton Cristi Silva Vieira

Materiais derivados do grafeno: síntese, caracterização e aplicações

Neste projeto, os materiais derivados do grafeno: óxido de grafeno (GO), óxido de grafeno reduzido (rGO) e pontos quânticos de grafeno (GQDs) - serão sintetizados, estudados e aplicados para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas nas áreas da saúde e ambiental, como o desenvolvimento de sensores e biossensores e sistemas para a captura e fotocatálise de contamiantes emergentes.  

Paulo Schor

Design Médico

O conhecimento extenso e profundo, obtido pela pesquisa tradicional, com temas consolidados e grupos internacionalmente referenciados, são uma característica de nosso sistema de pesquisa e pós-graduação, coordenado pela Capes desde os anos 1970. Diversos autores têm retratado o processo de desenvolvimento tecnológico ligado à academia, e produções bibliográficas apontam para a maior taxa de sucesso de empresas que tenham em sua formatação, profissionais ligados a ciências básicas. As inovações na área da saúde carregam uma complexidade adicional, por se tratar de uso com efeitos modificadores do corpo e comportamentos humanos, eventualmente irreversíveis e potencialmente lesivos. A definição de design, como concepção que leva em conta a forma e função, aponta para uma preocupação inicial na proposta de soluções, e o design médico alia essas duas vertentes, entre a dor e o remédio. Na UNIFESP temos um exemplo sui generis de uma Universidade que surge a partir de uma escola médica, que vem trazida por um grupo de empreendedores. Tal histórico deixa sua marca nos novos campi, com agregação de competências e foco na aplicação do conhecimento. Nesse contexto se coloca o presente projeto de pesquisa, coordenado por médicos, mas buscando a multidisciplinariedade, de modo a acompanhar o desenvolvimento e dar suporte para a gestão da inovação, mormente na área da saúde.

 

Raquel Domingues

Estudo da Estabilidade, Propriedades Térmicas e Luminescentes de Materiais Híbridos formados por Polissiloxanos e Polímeros Semicondutores visando Aplicação em Dispositivos Emissores de Luz (LEDs) 

O projeto visa a preparação de materiais híbridos formados por polissiloxanos e polímeros semicondutores da classe dos polifluorenos por reação de hidrossililação. Com estes materiais serão estudadas a estabilidade à radiação, as propriedades térmicas e as propriedades luminescentes. Pretende-se ainda avaliar a possibilidade de aplicação dos materiais híbridos como camada ativa em diodos luminescentes emissores de luz (LEDs), isso devido à necessidade de criação de dispositivos que combinem elasticidade com propriedades eletrônicas e ópticas e que tenham um maior tempo de vida. Para a aplicação neste tipo de diodo será preciso determinar quais as quantidades de material luminescente na matriz de silicona necessárias para garantir o funcionamento dos dispositivos, e depois de montados serão ainda obtidas as medidas elétricas e de eletroluminescência (EL) dos mesmos. O uso da silicona, que é um material mais termicamente estável que os derivados de polifluoreno, poderá permitir um maior tempo de duração da camada ativa do LEDs quando comparado ao uso dos polímeros semicondutores puros. Pretende-se ainda, estudar qual a melhor espessura dos filmes finos destes materiais para a aplicação supracitada. Queremos garantir a maior eficiência de emissão com maior facilidade de processamento e maior durabilidade do material  

Renato Sato

Segmentação de Mercado

Desenvolvimento e aplicação de processos para estratificar o mercado consumidor ou área de atuação dos negócios de base tecnológica ou inovadora. O projeto consiste em analisar o perfil dos consumidores atuais e potenciais, bem como segmenta-los baseados em características compartilhadas baseadas em perfis e/ou necessidade comuns. O objetivo principal consiste em identificar segmentos com grande potencialidade de desenvolvimento e crescimento (mercados alvos). A abordagem metodológica consiste na aplicação de conceitos de estratégias de negócios auxiliados com métodos de análise de dados.  

Renato Sato

Tecnologia Financeira

Desenvolvimento e análise de produtos/serviços financeiros baseados nas ideias de FinTech (financial technology). O FinTech é uma indústria composta de empresas que utilizam tecnologia e inovação para complementar a estrutura dos mercados financeiros tradicionais e seus intermediários. A linha de pesquisa consiste no estudo de empresas inovadoras (startups) bem como aquelas já estabelecidas para substituir ou melhorar os serviços já existentes. Essa é uma área com grande presença de tecnologias de ruptura, especialmente devido a intensa presença de software ao contrário dos bens tangíveis.   

Rogerio Scabim Morano

Inovação e competitividade

O projeto, pertencente ao grupo Inovação e Competitividade Global - UNIFESP, tem a missão de explorar aspectos relevantes à competitividade orientada pela inovação. Foca nos principais fundamentos conceituais e teóricos que tratam da relação entre inovação e competitividade de empresas e países, e investiga a importância do tratamento e desenvolvimento dos diversos fatores que influenciam e compõem a inovação e a competitividade nas ações estratégicas das empresas e das nações.   

Tiago de Oliveira

Álvaro Luiz Fazenda

 

 

Denise Stringhini

Plataforma de Sensoriamento Aberta, Escalável e de Baixo Custo para Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais

>Redes de Sensoriamento possuem aplicações em diversas áreas, dentre as mais importantes estão as relacionadas ao monitoramento e alerta de desastres naturais. Este projeto, numa parceria entre Unifesp e CEMADEN, propõe a criação de uma plataforma de sensoriamento aberta, de baixo custo e escalável. Visa resolver dois problemas atuais: o alto custo das soluções existentes e a sua baixa confiabilidade. A solução prevê o uso de hardware de baixo custo baseados em padrões recentes elaborados para Internet das Coisas. Deve ainda reduzir os custos operacionais ao trocar o uso de redes de dados celular por redes Ad Hoc, cujo roteamento será otimizado. >Além disso, o projeto prevê a elaboração de sistemas computacionais escaláveis, capazes de receber grandes volumes de dados provenientes da monitoração ("Big Data"). Por fim, o projeto explorará o uso de "crowdsourcing" para ampliar as fontes de dados para monitoramento e alerta de desastres naturais. Todo o resultado do projeto será aberto e a implantação de um piloto deverá ser realizada.  

Tiago de Oliveira

NETES – Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária

Descrição: NETES (Núcleo Educacional de Tecnologia Social e Economia Solidária) com sede no Instituto de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos é um Programa aprovado pela PROEX/UNIFESP. Ele consiste em espaço aglutinador de atores sociais da comunidade acadêmica (servidores, professores, estudantes); comunidade em geral e, especialmente, professores da Rede Pública de Ensino. Nesse sentido, é um espaço de Aprendizagem Social (AS) em Tecnologias Sociais (TS) e Economia Solidária (ES) - tanto para apoio e intercâmbio com iniciativas já existentes como para a criação e estímulo as novas práticas com esses preceitos. Tem como objetivo, ainda, contribuir para o enfrentamento da lacuna existente na pesquisa e formação para práxis de Tecnologias Sociais e Economia Solidária tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica.  
 Tiago de Oliveira Processos de Ensino-Aprendizagem, Ferramentas Educacionais e Tecnologia Educacional Tem como objetivo trabalhar temáticas relacionadas a educação e o ensino, possibilitando a realização de trabalhos investigativos sobre processos de ensino-aprendizagem ou trabalhos de pesquisa-ação com o desenvolvimento de softwares educativos, laboratórios remotos e de ferramentas didáticas.  
 Walter Teixeira Lima Junior Sistemas Cognitivos Artificiais Sistemas Cognitivos Artificiais e Robótica Social: Desenvolvimento de Sistemas Cognitivos Artificiais no campo da Robótica Social: O escopo científico está estruturado nas áreas da Engenharia, Ciência da Computação, Neurociência, Neurologia, Psicobiologia e Ciências Cognitivas. O foco é criar agentes cognitivos autônomos embarcados, visando à criação de conhecimento interdisciplinar, a partir de emulações de funções executivas/cognitivas humanas, com a finalidade de estabelecer relacionamento entre ser humano e máquina computacional, de forma multimodal, por meio de interação síncrona simbiótica (Man-computer Symbiosis).

Para isso, são conduzidos projetos experimentais utilizando o Design Cognitive Systems (DCS) , via Human Robot Interaction (HRI) e Human-Centered AI, instanciados em robôs sociais para atuarem numa ampla gama de aplicações humanas, como saúde, educação e indústria, utilizando modelagem tecnológica baseada em Artificial Cognitive Architectures, Large Language Model (LLM) e Retrievel Augmented Generation (RAG).

 

 

Elaboração de estudos e desenvolvimento de processos, indicadores, modelos gerenciais e soluções para busca, desenvolvimento, relacionamento e financiamento do ecossistema de inovação, educação e pesquisa aplicada, dentro do contexto da tríplice hélice (pesquisador, academia, empresa, governo, sociedade e ambiente).
O Projeto vinculado à uma startup 100% paulistana, conta com apoio da Fapesp, através do Programa FAPESP - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE e participação de pesquisadores de várias universidades do estado de São Paulo.
Palavras-chave relacionadas: Pesquisa aplicada; Redes de colaboração; Crowdsourcing; inovação aberta; Comunicação científica; Quíntupla Hélice; Fomento a pesquisa; Desenvolvimento da inovação.