100 anos da Relatividade Geral é tema de Workshop na Unifesp

Evento em homenagem à famosa teoria de Einstein abordará as áreas de cosmologia e astrofísica

A Unifesp promove, no dia 2 de dezembro, o I Workshop em Cosmologia e Astrofísica, em comemoração aos 100 anos da publicação do trabalho de Albert Einstein sobre a Teoria da Relatividade Geral. Essa primeira edição contará com exibições de trabalhos de docentes e estudantes do Campus Diadema da Unifesp, além de estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento trará apresentações orais (sete trabalhos), mesa redonda, exposição de pôsteres (cinco apresentações) e colóquio, abordando as áreas de cosmologia e astrofísica.

Na teoria original, Einstein avaliava o que acontece em referenciais não inerciais que possuem aceleração. Quando ela foi concebida, o renomado cientista pretendia resolver alguns problemas um tanto afastados do cotidiano das pessoas. Hoje, a teoria é usada não só em estudos de objetos do cosmos, mas também em aplicações tecnológicas, como o GPS, que é tema do colóquio que será realizado no workshop.
A professora e também organizadora do evento, Nadja S. Magalhães, pontua que em sua concepção o centenário é um marco na história científica da humanidade, representando o esforço de gerações de pessoas inquietas e ávidas por compreender como o universo funciona. Ela explica que Einstein chegou à sua conclusão estudando várias e importantes questões em aberto, inspirando-se em intensos e profundos trabalhos de outros cientistas. “Sua genialidade foi essencial para sintetizar os questionamentos em uma única e poderosa ideia. Por isso, chegar aos 100 anos sendo ainda a mais abrangente teoria da gravitação é um feito que merece ser comemorado”, enfatiza Nadja.

Um dos docentes que apresentará seu trabalho no workshop é o professor Rodolfo Valentim da Costa Lima, que ressalta a importância do evento para a universidade e dessa data especial para o desenvolvimento da ciência e do nosso conhecimento sobre o universo. “A Unifesp é uma instituição que tem tradição em pesquisa de alta qualidade em suas diversas áreas, com pesquisadores de alto nível. O workshop será um medidor: a partir dele, será possível entender o nível de aceitação na comunidade de Diadema e poderá impulsionar a realização de novos eventos como esse ou até maiores”, afirma Valentim. O plano inicial é de que ocorra um workshop por semestre.
“Ainda há muito a ser desenvolvido no rastro da relatividade geral (como a teoria é chamada entre os cientistas). Isso faz com que até hoje ela seja investigada por um grande número de pesquisadores no mundo todo”, conta Nadja.

Serviço:
I Workshop em Cosmologia e Astrofísica
Data: 02/12/2015
Local: Unidade Manoel da Nóbrega - Campus Diadema da Unifesp
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1149 - Centro

Mais informações, inclusive sobre submissão de trabalhos, pelo site

Curta o evento no Facebook:

Programação completa:
13h30 Credenciamento
14h – 14h15 Abertura
14h15 – 16h15 Apresentações orais
16h15 – 17h Coffee break e apresentação de pôsteres