Apresentação do Projeto Pauliceia 2.0

Inscrições abertas até 04/04/2017

A proposta do evento, que acontecerá na sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo, é apresentar o projeto Pauliceia 2.0 - Mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940), contemplado pela chamada e-Science 2016 da Fapesp.

É uma parceria entre a Unifesp, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Emory University, com o objetivo de desenvolver uma interface na internet por meio da qual pesquisadores e estudiosos da cidade poderão alimentar os seus dados, desde que sejam espacialmente localizáveis.

Dessa forma, uma base cartográfica histórica da cidade será enriquecida a cada alimentação, tornando esses dados também disponíveis a todos. Por outro lado, o usuário que colaborar terá dessa forma um mapa ou uma visualização de sua própria pesquisa.

No evento, a equipe do Pauliceia 2.0 fará a apresentação das ideias centrais do projeto e responderá às dúvidas que surgirem. No entanto, o objetivo principal é ouvir daqueles que potencialmente farão uso da plataforma a sua opinião sobre ela, sobre como deve ser, o que deve conter, como deve funcionar.

A premissa é que os estudiosos da cidade são os mais capacitados a ajudar a dimensionar essa ferramenta. Por consequência, o caráter colaborativo do projeto se afirma muito antes do seu resultado final.

Lido 8971 vezes Última modificação em Terça, 25 Setembro 2018 12:37