Unifesp discute conscientização da Esquizofrenia

Em parceria com associações e grupos de apoio, instituição promoverá evento voltado à reflexão acerca da doença

Por José Luiz Guerra

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Programa de Esquizofrenia (Proesq) e em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre) e o grupo Mãos de Mães, promove no próximo dia 24 de maio o Dia pela Conscientização ou Atenção à Esquizofrenia.

A data, que será celebrada pela primeira vez no Brasil e já fazia parte do calendário em diversos países, busca destacar o desafio de tratar a doença, mas colocando a pessoa que necessita de ajuda e suporte em destaque, em toda a sua complexidade humana. O lema da campanha deste ano é “O que eu posso fazer?”, um convite à reflexão para as pessoas com esquizofrenia, seus familiares e os profissionais de saúde, buscando entender e discutir a redução das barreiras do estigma e criar oportunidades de superação.

“A programação dará ênfase ao protagonismo das pessoas com esquizofrenia e familiares, tanto na definição das suas necessidades quanto na construção de oportunidades de desenvolvimento e superação, em parceria com os profissionais e poderes públicos”, explica Ary Gadelha, docente do Departamento de Psiquiatria da Unifesp e um dos coordenadores do evento.

Pelo fato de as inscrições estarem encerradas, o evento será transmitido em tempo real por meio da página do Proesq no Facebook. A ação busca também incentivar que as pessoas com esquizofrenia, familiares e profissionais a organizarem seus próprios eventos para marcar a data, propiciando a oportunidade de conhecer as dificuldades de cada um, as diferentes opiniões e propostas de novas ações, unindo as pessoas envolvidas com a causa.

Unifesp se ilumina de verde para marcar o Dia da Pessoa com Esquizofrenia

Em homenagem ao Dia da Pessoa com Esquizofrenia, a sede da Escola Paulista de Medicina ficará iluminada na cor verde.

Sede da EPM/Unifesp iluminada na cor verde

Serviço:
Dia da Pessoa com Esquizofrenia