Inscrições abertas até 6/6/2018

O "pai do pré-sal", o geólogo Guilherme de Oliveira Estrella nasceu em 18 de abril de 1942 no Rio de Janeiro. Em 1964, graduou-se em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou na Petrobras em 1965, onde desempenhou toda sua carreira profissional. Participou nas primeiras pesquisas de exploração de petróleo nas bacias costeiras do Brasil. Ocupou várias funções gerenciais na Petrobras: foi gerente de Exploração da Petrobras no Iraque, entre 1976-1978, quando foi descoberto um campo gigante de petróleo, o Campo de Majnoon, e gerente de Exploração em bacias costeiras do Brasil. Foi gerente de Geoquímica Orgânica e se tornou gerente do Centro de Pesquisas (CENPES) da Petrobras. Aposentou-se durante a década de 1990. Recebeu convite e aceitou retornar à Petrobras, sendo o diretor de Exploração e Produção (E&P) entre 2003 e 2012. Durante sua gestão foram descobertas, a partir de 2006, as enormes jazidas de petróleo da seção do pré-sal nas bacias sedimentares do Espírito Santo e Santos. Com isso, o diretor Estrella se tornou conhecido como "pai do pré-sal". Recebeu o titulo de doutor honoris causa pela Universidade do Porto em 2009.

Serviço:
Palestra Diálogo para o exercício da cidadania: o papel da Petrobras no contexto geopolítico, por Guilherme Estrella
Data e horário: 6/6, das 17h30 às 19h
Local: Auditório do Campus Baixada Santista - Unidade Acadêmica II
End.: Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144 – Santos/SP
Realização: GGBS - Grupo de Geólogos da Baixada Santista, SPE - Unifesp, Adunifesp e ABCP - Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros do Litoral Paulista

Lido 5750 vezes Última modificação em Quinta, 07 Junho 2018 09:35