XXIV Encontro Estadual da ANPUH-SP acontecerá na EFLCH/Unifesp

Com o tema História e Democracia: precisamos falar sobre isso, evento acontece entre os dias 3 e 6/9

A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos será, pela primeira vez, sede do XXIV Encontro Estadual da Associação Nacional de História - Seção São Paulo (ANPUH-SP), que acontecerá entre os dias 3 e 6/9 e reunirá historiadores, pesquisadores, professores e estudantes de São Paulo e de outros estados.

O tema abordado para esta edição é História e Democracia: precisamos falar sobre isso, escolhido no encontro de Assis-2016. Não poderia ser mais apropriado para o tenso momento que atravessamos no Brasil e no mundo com polarização de posicionamentos políticos, precarização de direitos sociais, novas demandas sócio-políticas, intolerâncias de toda ordem, manifestações de conservadorismo, recrudescimento dos discursos privatistas, desvalorização de universidades e escolas públicas, além de ameaças concretas ao ensino de história como disciplina escolar do currículo da Educação Básica, que traz incertezas para os profissionais de história em todas as áreas e níveis de atuação. Enfim, não nos parece exagero afirmar que aspectos entendidos como centrais à democracia e supostamente consolidados tornam-se ameaçados trazendo riscos à jovem democracia brasileira.

Busca-se qualificar o debate sobre esse tema tão urgente estabelecendo nexos com o passado e com processos de transformação históricos, difundindo e produzindo conhecimento por meio de conferências, seminários temáticos, mesas redondas, cursos, pôsteres, fórum de graduação e assembleias. Da mesma forma, avaliar e propor encaminhamentos sobre nosso campo de atuação profissional, na sala de aula da Educação Básica, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (acadêmica e profissional) e em acervos de instituições de custódia.

O evento já conta cerca de 800 inscritos, entre docentes, pesquisadores e estudantes de diferentes lugares do Brasil.

Serviço:
XXIV Encontro Estadual da ANPUH-SP