IV Simpósio sobre Adolescência e II Fórum (Re)Pensando a Educação

Dependência de internet e tecnologia, influenciadores digitais e neurociência são alguns dos temas que norteiam o evento; inscrições até 3/10

adolescência

Entre os dias 3 e 5 de outubro, acontece no Teatro Marcos Lindenberg (Unifesp - Campus São Paulo) o 4º Simpósio Internacional sobre Adolescência(s): Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios. Voltado a educadores, profissionais de saúde e público geral, o evento contará com cerca de 30 palestrantes (nacionais e internacionais), conferências, miniconferências, mesas redondas e rodas de conversas. O objetivo é promover a socialização do conhecimento científico de ponta, bem como o intercâmbio de experiências de ensino, pesquisa e extensão e o acesso a conhecimentos e tecnologias que atendam as demandas da realidade atual.

Organizado por Denise De Micheli, professora adjunta do Departamento de Psicobiologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, o evento propõe trabalhar a intersetorialidade (saúde, educação e comunidade) na compreensão e na abordagem de alguns dos principais temas que circundam a adolescência atualmente. “É impossível desvincular Educação e Saúde quando falamos de adolescência, pois são temas que de alguma forma estão presentes no dia a dia do adolescente. Nesse sentido, focaremos em questões como: dependência de internet e tecnologia, influenciadores digitais, segurança na web, neurociência (desenvolvimento cerebral, tomada de decisões e processamento de aprendizagem), comportamentos de risco como suicídio e automutilação e protagonismo juvenil nos movimentos sociais”, afirma Denise.

Destacam-se as participações dos neurocientistas Óscar Gonçalves (Universidade do Minho – Portugal), reconhecido em diversos setores da academia e premiado pela Universidade de Harvard (EUA) por seus estudos na área de neurociência e neuromodulação cerebral, Kate Mills (Oregon University- EUA) e Sarah-Jayne Blakemore (UCL-Londres). Entre alguns dos palestrantes brasileiros, destacam-se Roberto Lent (UFRJ), Pedro Calabrez, Monica Andersen (Unifesp), Alexsandro Machado (UFPE), Rodrigo Nejm (SAFERNET); José Luiz Tejon (MIT-Harvard), Marcos Piangers (autor do Best-Seller 'O Papai é Pop'), e muitos outros.

As novidades desta edição, em relação às anteriores, são a oferta de uma atividade pré-simpósio no dia 2 de outubro, a Oficina de Escutatória (Escola da Empatia), atividade prática e interativa que trabalhará os seguintes tópicos: olhar generoso (fenomenologia), silêncio (não julgamento), escuta empática (atitudes facilitadoras), comunicação autêntica (respostas compreensivas) e o exercício da escuta (atividades práticas de escutatória), e a I Mostra Fotográfica A Voz dos Olhares que Percorrem a Periferia Sob as Lentes do Adolescente - com fotos tiradas por adolescentes residentes na periferia da cidade de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro deste ano no site da PROEC/Unifesp. Para tanto, é necessário criar um cadastro e logar no sistema (caso já seja cadastrado). Também é possível se inscrever no dia e local do evento.

Serviço:
IV Simpósio Internacional sobre Adolescência(s): Vulnerabilidades, Protagonismo e Desafios e II Fórum (Re)Pensando a Educação

Data e horário: de 3/10 a 5/10/2018, das 9h às 19h
Local: Anfiteatro Marcos Lindenberg (Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino, São Paulo/SP)
Valores: graduandos (R$ 80,00); outros profissionais (R$ 200,00); pós-graduandos (R$ 120,00).
Site: https://www.adolescenciaunifesp.com/

Lido 9112 vezes Última modificação em Quinta, 04 Outubro 2018 08:58