Matrículas abertas para cursos da Unifesp/UNA-SUS

Estão abertas as novas matrículas para os cursos ofertados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Voltados a profissionais da área da Saúde, todos são gratuitos, na modalidade de ensino a distância (EaD), autoinstrucionais e têm início imediato. Confira:

O Fazer da Saúde Indígena
Ementa: Relações Interculturais. O espaço intercultural e a produção da saúde. A doença como processo sócio-cultural. Representações sociais em saúde. Ética e relativismo no contexto do trabalho intercultural. Atenção primária em saúde indígena e os princípios da clínica ampliada. Trabalho educativo em saúde indígena, equipes multidisciplinares e ações de acolhimento e promoção da saúde indígena.

Introdução à Avaliação em Saúde (Foco em Atenção Básica)
A avaliação em saúde constitui um vasto e intenso campo de práticas éticas, políticas e técnicas com forte incidência sobre os serviços. Os conceitos de qualidade, o debate sobre desempenho, os mecanismos de pagamento por performance, as demandas por transparência nos investimentos públicos, a formulação de estratégias, as demandas de controle social e muitos dos mecanismos de pactuação entre os entes federados são processos intimamente relacionados a práticas avaliativas. Neste contexto e em sintonia com o conjunto de ofertas de formação oferecidos pela Unifesp e UNA-SUS, este curso de introdução a avaliação em saúde é voltado a profissionais graduados nas diversas áreas de saúde que estejam em atividade clínica, de gestão e de educação permanente.

Dermatologia na Atenção Básica
Curso de capacitação on-line para profissionais da área da saúde sobre doenças dermatológicas prevalentes nos serviços de Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo geral: aumentar a capacidade de resolução das doenças da pele, integradas às outras áreas da saúde; auxiliar os profissionais na prática diária no SUS; contribuir para que a Atenção Básica atinja de forma plena, com qualidade e ampla capacidade de resposta, às demandas principais de dermatologia nas Unidades Básicas de Saúde. Conteúdo programático: - Introdução à Dermatologia na APS - Apresentação da Queixa Dermatológica na APS e o Exame Físico Dermatológico - Tipos de lesão e sua apresentação - Fundamentos da terapêutica dermatológica - Dermatologia para Atenção Básica - Atlas Dermatológico.

Medicamentos na Atenção Primária no SUS
Este curso é composto por três módulos temáticos: Módulo 1 - Medicamentos no SUS: do registro à incorporação, onde estudaremos como os medicamentos são disponibilizados no mercado nacional e incorporados ao sistema de saúde, além dos meios utilizados para promover o acesso dos usuários aos tratamentos farmacológicos. Discutiremos também aspectos técnicos que devem nortear os profissionais de saúde quanto à intercambialidade dos medicamentos no SUS. Módulo 2 - Prescrição e dispensação de medicamentos no SUS, onde estudaremos os aspectos ligados à prescrição e à dispensação de medicamentos, incluindo o papel dos diferentes prescritores. Esses aspectos, que incluem os relacionados à compreensão dos pacientes, devem guiar o ato da prescrição. Módulo 3 - Segurança do paciente no uso de medicamentos, onde estudaremos os eventos adversos que ocorrem no uso de medicamentos no contexto da atenção primária, a importância do fomento à prescrição e dispensação segura de medicamentos, e, também, a importância do papel dos profissionais de saúde na notificação de reações adversas a algum medicamento.

Saúde da Mulher
Este módulo educacional trata do cuidado à saúde das mulheres. Com foco na atenção primária à saúde, habilita os profissionais de saúde para uma assistência completa à saúde da mulher. Dividido didaticamente em quatro unidades: - Saúde integral da mulher & SUS; - Cuidados da Mulher na Atenção Básica; - Protocolos de cuidado das Mulheres e, - Casos Clínicos e Avaliação. Durante o curso os alunos percorrerão os temas de acesso e primeiro contato, longitudinalidade e integralidade do cuidado e coordenação de cuidado e toda a relação das usuárias do sus dentro de seu percurso nas redes de atenção à saúde da mulher.

Lido 63305 vezes Última modificação em Quarta, 27 Julho 2022 09:49