A construção de uma política de observatórios na Unifesp: um caminho para observa-ação na realidade social

Inscrições abertas até 26 de fevereiro

A iniciativa de construção de uma política de Observatórios Unifesp nasce da articulação entre as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e a de Planejamento (ProPlan) da Unifesp para a necessária mobilização de pesquisadores, estudantes, técnicos administrativos e representantes da comunidade engajados no entendimento e resolução de problemas relacionados à educação, à saúde, aos direitos humanos, às questões socioambientais e a outros temas de relevância social.

O seminário propõe o debate a respeito das formas de produzir e compartilhar o conhecimento de interesse social e a discussão de diretrizes para compor uma Política de Observatórios Unifesp como forma de viabilizar ações que se constituam nessa direção.

Confira a programação:

9h00 - Abertura
9h15 - Mesa Redonda – Concepções, propósitos e experiências de Observatórios
9h15 - Apresentação Raquel Rolnik: professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Urbanista, foi diretora de planejamento da cidade de São Paulo e consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em política urbana e habitacional. Foi relatora internacional do direito à moradia adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU. É autora de livros e artigos sobre a questão urbana.
10h00 - Apresentação Cátia Antonia da Silva: professora associada do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
10h45 - Debate – Renato Janine Ribeiro: professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política. Professor honorário do Instituto de Estudos avançados da USP e professor visitante na Universidade Federal de São Paulo. Foi ministro da Educação de abril a outubro de 2015.
11h50 - Organização e orientações para os grupos de trabalho do período da tarde.
12h00-14h00 – almoço
14h00-15h30 - Reunião dos grupos de trabalho
Intervalo - café
16h00 - Plenária para síntese e aprovação do material discutido e aprovado nos grupos de trabalho