Nos bastidores de uma colaboração científica e fraternal: debate por ocasião da publicação do livro Correspondances, de Mauss e Hubert

livro Correspondances 1897 1927 portal

Marcel Mauss (1872-1950) e Henri Hubert (1872-1927) participaram da revolução que fixou as bases das ciências sociais modernas. Eles estiveram juntos enquanto colaboradores da revista L Année Sociologique, mas foram também coautores de artigos ainda hoje considerados seminais, professores da École Pratiques des Hautes Études e, não menos importante, amigos íntimos.

O livro Correspondances (1897-1927), publicado em novembro de 2021 pela Editora Garnier, permite pela primeira vez entrar em contato com essa colaboração a partir da porta de serviço, ou seja, de uma documentação que não está sujeita aos mesmos controles e às mesmas ingerências da documentação oficial.

O evento colocará os(as) estudantes em contato com os três editores científicos da obra: Rafael Faraco Benthien (historiador brasileiro, professor da Universidade Federal do Paraná), Christine Lorre (arqueóloga francesa, conservadora do Musée d Archéologie Nationale de Saint-Germain-en-Laye) e Christophe Labaune (arquivista francês, instalado no Collège de France). Estes apresentarão o trabalho e responderão às questões das/dos estudantes.

Obs.: Serão emitidos certificados de participação para os(as) inscritos(as). O link de transmissão é aberto aos(às) inscritos(as) e não inscritos(as), bastando acessá-lo no dia e horário da mesa. Idiomas: Português e Francês.

Serviço:
Data e horário: 9 de dezembro de 2021, às 17h
Link de acesso ao evento

Lido 1968 vezes Última modificação em Quinta, 09 Dezembro 2021 17:51