Exoplanetas: Milhares de Novos Mundos

Palestra do Ciclo de Seminários Nestor Schor acontece em 8/4, às 11h

webinario Exoplanetas portal

Palestrante: Prof. Dr. Othon Cabo Winter, do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Guaratinguetá

O Prof. Winter possui graduação em Licenciatura em Física pela Unesp (1985), mestrado na área de Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1990) e doutorado em Dinâmica do Sistema Solar pela School of Mathematical Sciences, QMWC, da Universidade de Londres (1994). É professor titular do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia, Campus de Guaratinguetá da Unesp, e colaborador do programa de P.G. em Engenharia e Tecnologias Espaciais do INPE. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Dinâmica Orbital, atuando principalmente nos seguintes temas: manobras orbitais, estabilidade, caos e ressonâncias. É líder do Grupo de Dinâmica Orbital & Planetologia da Unesp e pesquisador do Grupo de Trajetórias Espaciais do INPE. Ocupou a posição de Presidente da Comissão Brasileira de Astronomia - CBA da SAB - Sociedade Astronômica Brasileira, sendo então Presidente do NCA-Brazil (National Committee for Astronomy) da IAU - International Astronomical Union (2014-2018). Foi membro do Committee of Astrodynamics do IAF - International Astronautical Federation (2009-2014) e vice-chair do Panel on Satellite Dynamics do COSPAR - Committee on Space Research (2010-2017).

Serviço:
Exoplanetas: Milhares de Novos Mundos