Inscrições abertas para V Congresso de Biologia Química

Inscrições abertas para V Congresso de Biologia Química do Programa de Pós-Graduação em Biologia Química (PPG-BQ) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento, on-line e gratuito, será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, das 8h30 às18h (https://iii-congresso-ppgq--iv-simposio-dcb.webnode.page/inscricao/). O tema do CCB-2023 "Biologia e Química: Duas Ciências em Prol da Vida" explorará a interdisciplinaridade entre estes dois domínios científicos e que consolidam os diversos estudos desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Biologia Química da UNIFESP (PPGBQ). O evento em sua quinta edição, abordará palestras e discussões em mesas-redondas envolvendo conceitos contemporâneos como o uso de ferramentas genômicas para a identificação de novos produtos naturais, inteligência artificial para acelerar a descoberta de novas drogas, implementação de metodologias modernas na redução de plásticos, e tópicos sobre a regulação dos sistemas epigenéticos. A representatividade e os desafios enfrentados por mães e cientistas na área, bem como a importância da aplicação clínica de canabinóides serão os assuntos discutidos para uma importante reflexão sobre o cenário atual destes pontos na sociedade. Os minicursos oferecerão a oportunidade quanto ao conhecimento e a manipulação de ferramentas analíticas em neuroproteômica, bem como de ferramentas estatísticas e de modelagem molecular que podem ser aplicadas respectivamente para o entendimento de sistemas biológicos e de compostos bioativos. Todas as apresentações serão conduzidas através de um programa dinâmico com palestrantes renomados, apresentando exemplos práticos em diferentes campos de atuação em pesquisa. Assim, o evento visa promover o maior engajamento em trabalhos de interface entre a Biologia e a Química , inspirando a ampla participação de estudantes e pesquisadores no país e no exterior, fornecendo uma plataforma online para interação entre cientistas de diferentes disciplinas. O (PPGBQ) faz parte de uma das maiores universidades da América do Sul e desempenha um papel crítico na formação de profissionais capazes de estabelecer conexões interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, convergindo conhecimentos de várias áreas na interface da Biologia-Química.

Lido 2787 vezes Última modificação em Segunda, 06 Novembro 2023 15:53