Unifesp promove a II Semana de Rotulagem de Alimentos no Brasil

Inscrições para o evento on-line gratuito podem ser feitas até o dia 26/9

Por Alexandre Milanetti

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Observatório de Rotulagem de Alimentos (ORA), realizará entre os dias 27 e 30 de setembro um importante evento gratuito para toda a sociedade brasileira, a II Semana de Rotulagem de Alimentos no Brasil (2nd Food Labeling Week in Brazil).

O país está implementando novas legislações de rotulagem de alimentos, entre elas a RDC nº 429, que entrará em vigor no dia 9 de outubro de 2022, estabelecendo novas regras para a rotulagem nutricional de alimentos embalados, incluindo a rotulagem nutricional frontal de advertência quanto ao excesso de açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas.

O Observatório de Rotulagem de Alimentos da Unifesp desenvolve ações de pesquisa relacionadas ao monitoramento da rotulagem nutricional de alimentos embalados, avaliação do conhecimento e do impacto da nova rotulagem nutricional nas escolhas alimentares dos(as) consumidores(as), além de apoio nas ações educativas que promovem a compreensão e utilização da rotulagem nutricional de alimentos pela população.

A programação será totalmente on-line, com início diário às 17 horas, e contará com a participação de profissionais que atuam em diferentes setores relacionados ao tema, como políticas públicas, setor produtivo e pesquisadores(as). Durante o evento será realizada a divulgação das pesquisas do ORA/Unifesp, apresentando as estimativas de uso da rotulagem nutricional frontal a partir do Banco Brasileiro de Rótulos de Alimentos, que conta com dados e imagens de 6 mil rótulos de alimentos com informações coletadas nos últimos meses.

As informações serão utilizadas em novas pesquisas para a avaliação do impacto da RDC nº 429 e de outras legislações no perfil nutricional dos alimentos embalados comercializados no Brasil.

As inscrições para II Semana de Rotulagem de Alimentos no Brasil (2nd Food Labeling Week in Brazil) podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 26/9, neste link. Confira a programação completa do evento.

Observatório de Rotulagem Alimentar

Lido 1856 vezes Última modificação em Segunda, 26 Setembro 2022 20:55