Memória de Sensação Térmica do Nematoide C. elegans

Novo encontro do Ciclo de Seminários Nestor Schor será dia 11/11 às 11h

Webinar 07 10 22

Palestrante: Prof. Dr. Epaminondas Rosa Jr. - Illinois State University

Neste seminário, serão discutidos estudos sobre a influência da temperatura no comportamento de um nematoide denominado Caenorabidits elegans, ou simplesmente C. elegans. Trata-se de um animal bastante estudado tanto do ponto de vista comportamental como fisiológico e genético. Seu sistema nervoso e sua genética são conhecidos em detalhes, fazendo desse animal um modelo extremamente útil em estudos sobre locomoção direcionada por temperatura ou pelo campo magnético da Terra, doenças metabólicas e neurodegenerativas e envelhecimento, entre outros.

Uma discussão inicial a respeito da evolução histórica da Neurociência em conexão com a Biologia e a Física será apresentada, seguida de uma introdução sobre o uso de modelos matemáticos e computacionais para estudos de sistemas biológicos em geral e de sistemas neuronais em particular. No caso desta apresentação, o enfoque será em um neurônio específico do nematoide C. elegans chamado AFD. O neurônio AFD é conhecido pela sua sensibilidade a variações em temperatura. A ideia é buscar entender os mecanismos neurofísicos que permitem C. elegans não somente memorizar a temperatura em que foi criado, mas também distinguir diferenças ambientais de temperatura de até 0.1°C.

Apesar dos muitos estudos realizados neste tópico, pouco se sabe a respeito dos mecanismos internos que possibilitam esse animal navegar com precisão gradientes de temperatura. A capacidade de distinguir variações térmicas pode ser de extrema importância para a sobrevivência do C. elegans e também de muitas outras espécies, especialmente dentro do contexto das circunstâncias atuais de mudanças climáticas. Uma discussão final será apresentada, envolvendo a relevância do entendimento dos processos neurofísicos em animais mais simples, e de como transferir esse conhecimento para aplicações em animais mais complexos.

Serviço:
Ciclo de Seminários Nestor Schor: Memória de Sensação Térmica do Nematoide C. elegans
Data e horário: 11 de novembro de 2022 às 11h
Link de transmissão