Unifesp sedia final nacional do Falling Walls Lab Brazil

Prazo para inscrição dos projetos foi prorrogado até 1.º de agosto

Falling Walls Lab Brazil Portal

A Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits) e a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebem o evento Falling Walls Lab Brazil de 2023. A competição acontece anualmente e tem como objetivo derrubar os muros na Ciência, levando ideias que surgem nas pesquisas acadêmicas para o mercado e solucionando problemas da sociedade. O prazo para inscrição dos projetos foi prorrogardo até o dia 1.º de agosto e pode ser feito por meio deste link. Este ano, a Unifesp foi escolhida para sediar a final nacional, que será no dia 12 de setembro no Anfiteatro da Reitoria.

A ação é promovida pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH, sigla em alemão), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Ministério das Relações Exteriores e, este ano, conta com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais da Unifesp. Podem se candidatar pessoas acima de 18 anos, matriculadas na Universidade ou que estão em início de carreira. Critérios completos estão no link de inscrição.

A competição consiste tem quatro fases, todas em inglês: a primeira consiste na inscrição dos trabalhos; na segunda, o DWIH irá selecionar os 15 melhores trabalhos (essa fase contará com a participação da vice-diretora da Agits, Carla Duarte). Na terceira, os 15 projetos selecionados receberão treinamento de pitch, on-line e em inglês. Na quarta e última, os projetos serão apresentados presencialmente, durante três minutos, para um júri presencial que selecionará o projeto que representará o Brasil na grande final em Berlim, que ocorrer entre 7 e 9 de novembro.

A base desses encontros será trabalhar o engajamento de público, que é a construção conjunta de interesses visando aproximar o ouvinte do discurso, mantendo o interesse da audiência. “É importante conhecer o público e como ele se relaciona com a Ciência. Quando você fala sobre sua pesquisa com empresas e outras instituições do segundo setor, certamente é esperado que a transmissão da mensagem ocorra com base no conhecimento compartilhado por todas as partes”, explica Sylvia Affonso, assessora de Relações Públicas e Institucionais da Agits e responsável pelo treinamento de pitch.

A final brasileira ocorrerá no dia 12/9 no Anfiteatro da Reitoria da Unifesp e será transmitida pelos canais do DWIH-SP e da Unifesp para que o público externo também possa votar no seu favorito. Mais informações estão disponíveis na página do Falling Walls Lab Brazil 2023.

Confira as etapas da competição:

Fase de inscrição (até 1.º de agosto - novo prazo)

Os projetos devem ser inscritos, em inglês, por meio deste link;

Fase de seleção (até 10 de agosto)

Os projetos enviados passarão por uma seleção interna pelo DWIH SP;

Fase de treinamento (até 5 de setembro)

Os 15 projetos selecionados pelo DWIH SP receberão treinamento de pitch, on-line e em inglês;

Final nacional (12 de setembro)

Ao final do treinamento, os 15 projetos selecionados se apresentam presencialmente, durante três minutos, para um júri presencial que selecionará o projeto que representará o Brasil na grande final em Berlim.
Lido 1384 vezes Última modificação em Quarta, 02 Agosto 2023 10:56