I Encontro Internacional de experiências em acolhimento e acompanhamento de estudantes ingressantes no ensino superior: Brasil, Portugal e Espanha

Inscrições abertas até 27/9

ITA Unifesp set.23

O evento busca reunir experiências nacionais e internacionais de programas e projetos institucionais voltados ao acolhimento de estudantes ingressantes no ensino superior.

As literaturas nacional e internacional têm apontado que o primeiro ano do ensino superior constitui-se no momento mais díficil para a adaptação e integração dos(as) estudantes ao ensino superior. A transição da educação básica para a superior é marcada por uma série de desafios de ordens pessoal e institucional, muitas vezes, acarretando em dificuldades acadêmicas e ocasionando algum grau de sofrimento. A literatura também aponta que o primeiro ano é o período de maior evasão no ensino superior, parte originada dessa dificuldade com a transição.

Buscando agir sobre esse problema, diferentes instituições de ensino superior (IES) têm elaborado programas de mentoria para acolher, apoiar e acompanhar esses(as) estudantes ingressantes. Cada IES tem elaborado programas de acordo com a sua realidade, mas, via de regra, contam com professores(as) e estudantes veteranos(as) nesse processo de acolhimento e tem como característica a adesão voluntária.

O encontro internacional – aberto ao público em geral, mas pensado para docentes que atuam em programas de mentoria de estudantes ingressantes – conta com a participação de experiências internacionais (Instituto Superior Técnico de Lisboa - IST e Facultad de Ciencias Sociales y Tecnologías de la Información de Talavera de la Reina - UCLM) e nacionais (ITA, Unifesp, Unicamp, UFABC e Unifal/MG) e está sendo organizado em parceria pelo Programa Institucional de Travessia - Prograd/Unifesp e Programa de Aconselhamento - Prograd/ITA, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas - Praepa/Unifesp e da Associação ITAEX.

O evento acontecerá de forma híbrida, presencialmente no Centro de Formação do Educador - CEFE (Av. Olivo Gomes, 250 - Santana, São José dos Campos/SP) e virtualmente no canal da Prograd/Unifesp no YouTube.

Serviço:
Data e horário: 27 de setembro de 2023 das 9h às 17h