Segunda, 03 Novembro 2014 21:00

Congresso da Unifesp debate os rumos da instituição

Encontro congrega todos os segmentos da comunidade acadêmica

Com o objetivo de refletir os rumos da universidade e consolidar seu processo de expansão, teve início, na manhã desta segunda-feira (03/11), com a presença de docentes, discentes e servidores técnicos administrativos, o Congresso da Unifesp. O evento acontece no Teatro Marcos Lindenberg tendo como tema "20 anos de Unifesp: autonomia, democracia e sociedade".

Aberto à participação de toda a comunidade universitária, por meio da representação de 300 delegados eleitos por seus pares, o congresso é uma oportunidade para se discutir e elaborar de forma participativa, as propostas de organização institucional, reforma do estatuto e do regimento da universidade, com foco nos desafios do presente e do futuro.

Para o deputado federal Ivan Valente, presente na mesa de abertura, a realização do congresso demonstra a abertura da instituição em escutar as demandas da comunidade. “Toda essa discussão sobre democratizar o processo decisório na universidade é muito importante. Espero que essa jornada seja bastante produtiva e profícua”, disse ele.

A reitora Soraya Smaili lembrou o compromisso de sua gestão em fomentar o debate e a democratização da universidade de forma ampla e plena. “Estamos orgulhosos em realizar este encontro, que visa consolidar a expansão com qualidade e tornar o ambiente universitário mais plural edemocrático”, comentou.

Para a reitora, o congresso se mostra como um espaço de reflexão e como um momento em que a Unifesp dialoga com a sociedade, reafirmando sua postura na defesa da universidade pública, laica, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. “É isso o que norteia todas as nossas ações. Estamos dando hoje um passo importante na história da Unifesp”. A reitora finalizou agradecendo aos membros da comissão organizadora do congresso pelo trabalho realizado.

Dentre os demais membros presentes na mesa de abertura do congresso estavam a secretária de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Osasco, Dulce Helena Cazzuni (representando o prefeito Jorge Lapas), o secretário de Educação da Prefeitura de Embu das Artes, Paulo Vicente dos Reis (representando o prefeito Chico Brito), o coordenador do Movimento Passe Livre, Marcelo Hotimsky, e a coordenadora do Movimento Reflexos de Palmares, Lana Caroline Barbosa.

Lido 9980 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 15:04