Terça, 14 Março 2023 08:28

Projeto de pesquisa desenvolvido pela Unifesp e pela UFABC teve como destino a África do Sul

Estudo visa analisar a situação local e promover a discussão sobre a formação dos(as) docentes de Ciências da Natureza nos dois países

Por Juliana Narimatsu

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está desenvolvendo uma pesquisa, em conjunto com a Universidade Federal do ABC (UFABC), intitulada Análise do ensino por investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre Brasil e África do Sul, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tal projeto levou parte do grupo de pesquisadores(as) a viajarem até a University of Kwazulu-Natal, localizada em Durban, cidade sul-africana, com o objetivo de, não só analisar a situação local, mas promover a discussão sobre a formação dos(as) professores(as) que ensinam Ciências da Natureza nos dois países.

A viagem, que aconteceu em fevereiro deste ano, buscou compreender, portanto, a realidade do sistema educacional regional por meio de visitas a escolas de diferentes níveis de ensino. O grupo de pesquisadores(as) acabou realizando também um workshop para os(as) docentes sul-africanos(as) de Ciências da Natureza na educação básica.

Para a próxima etapa do projeto, espera-se proporcionar outros espaços de reflexões sobre as práticas pedagógicas, além de possibilitar novas compreensões sobre a atuação de contextos específicos no desenvolvimento profissional do(a) docente em ambos os países. Desta forma, os(as) professores(as) sul-africanos(as) levarão os resultados das discussões realizadas em fevereiro para as salas de aula. Concomitantemente, no Brasil, a equipe também organizará uma formação similar, por meio de um curso de extensão (previsto para abrir as vagas em abril), focado para professores(as) brasileiros(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública.

Simone Alves de Assis Martorano e Leonardo André Testoni, ambos professores adjuntos do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema são os(as) representantes da Unifesp na equipe do projeto e trabalham ao lado dos(as) docentes Natália Ghilardi-Lopes e Guilherme Brockington, mais três pós-graduandos(as) e três graduandos(as) da UFABC. A coordenação é de Solange Locatelli, também docente da Universidade Federal do ABC.

Fonte: UFABC

Lido 1222 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 12:51