Segunda, 24 Novembro 2014 21:00

Unifesp realiza Congregação Festiva em comemoração aos 10 anos do campus Baixada Santista

Evento contou com a presença de autoridades da Unifesp e da região

fotomenorsite

No último dia 14 de novembro aconteceu a Congregação Festiva em comemoração aos dez anos do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O evento ocorreu na unidade central do campus.

Na ocasião estiveram presentes Soraya Smaili, reitora da instituição, Regina Spadari e Sylvia Helena Batista, diretora e vice-diretora acadêmica do campus, respectivamente, Alcídio Michael Ferreira de Mello (Cidão), Secretário dos Esportes da cidade de Santos, Mariângela Duarte, ex-deputada estadual responsável pela implantação da universidade na região, Nildo Batista, primeiro diretor do campi, além de profissionais que tiveram importante representatividade durante os primeiros anos da instituição na cidade.

Durante a abertura da solenidade, Soraya falou sobre a consolidação do campus, que se dá por meio de processo dinâmico e constante. "Temos muito a comemorar. Se olharmos as dificuldades que tínhamos no passado e a estrutura do campus hoje, fica nítida nossa consolidação e crescimento. Faremos tudo para alcançar nosso objetivo de ter uma universidade envolvida com a sociedade local, e temos a convicção de que estamos no caminho certo", ressaltou a reitora.

O secretário Cidão, que também foi atleta da seleção brasileira de vôlei entre os anos de 1983 e 1991, agradeceu a parceria entre a universidade e a administração municipal, que é de extrema importância para a comunidade santista. Ele aproveitou para comentar sobre o Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina do Esporte (ICSEME), que acontecerá na cidade em 2016, e será realizado pela universidade em parceria com a prefeitura.

Emocionado, Nildo Batista expressou seu reconhecimento e agradecimento por todos que acreditaram no campus, hoje consolidado como um espaço de possibilidades e compromisso com a população, ambiente de produção acadêmica, criação e trabalho a favor da transformação social.

Mariângela Duarte falou sobre como foi difícil o processo de instalação da Unifesp na cidade. "Em setembro de 2004 foram implantados os primeiros cursos do campus, mas nós batalhamos muito antes. Foi muito difícil erguer uma universidade pública em uma região cheia de instituições pagas. Hoje, vocês, professores, concretizam tudo o que eu sonhei um dia. Se não fosse a determinação de vocês que, em muitos casos saíram de suas terras natais para trabalhar em Santos, nada disso teria sido possível. A vocês eu faço meu agradecimento de vida", exclamou Mariângela.

Também esteve presente na celebração a primeira turma de formandos da universidade, dos cursos de Comunicação em Saúde e Gestão em Saúde. Eles foram aplaudidos por todos os presentes. Também foi aplaudida a equipe técnica, de limpeza, docentes e alunos, que fazem com que o trabalho continue, de forma determinada.

Regina Spadari enalteceu a determinação, compromisso e competência de docentes, alunos e técnicos para a implantação do campus, superando dificuldades e fazendo da Unifesp uma referência no campo da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. “Ainda temos muitos desafios, mas a alegria de comemorar dez anos de um Campus que se mantém forte, comprometido com as necessidades da região e da cidade, nos encoraja a continuar as nossas atividades, ampliando-as cada vez mais”, concluiu.

Lido 9434 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 15:04