Quarta, 17 Dezembro 2014 14:49

Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Unifesp faz um balanço das atividades de 2014

Aquisição de um sistema integrado de bibliotecas e a instalação do Repositório Institucional estão entre as novidades

A Coordenadoria da Rede de Bibliotecas (CRBU) da Unifesp, juntamente com a Reitoria, divulga as principais atividades realizadas pelo setor em 2014. Dentre elas, estão:

- Aquisição e implantação do sistema integrado de bibliotecas Pergamum

Com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, foi implantado um novo sistema de automação para as bibliotecas, chamado Pergamum, que tem por finalidade melhorar a qualidade dos serviços aos usuários, promover cooperação no tratamento da informação e compartilhamento de recursos de informação. “O sistema é utilizado por aproximadamente 75% das instituições federais, o que permitirá à Unifesp integrar também a esta grande rede”, explica Maria Eduarda dos Santos Puga, diretora da CRBU.

Os dados das sete bibliotecas já foram migrados para um servidor central na instituição e encontra-se em fase de testes, com previsão de estar disponível para todos os usuários a partir de janeiro de 2015. O usuário usufruirá da comodidade de acessar em casa ou em um dispositivo móvel o acervo das bibliotecas e poder operar a renovação e reserva de seus livros.

- Repositório Institucional (RI)

Em 2014, a CRBU retomou, com o apoio de um comitê gestor, o projeto do Repositório Institucional (RI) da Unifesp, que se encontra em fase de instalação. O RI da Unifesp é uma coleção digital de acesso livre a produção científica, técnica, artística e administrativa da universidade em meio eletrônico, com o objetivo de capturar, armazenar, organizar e preservar toda essa produção. “A vantagem institucional do repositório é que podemos gerenciar e ampliar a visibilidade da informação produzida na Universidade”, diz Maria Eduarda.

O comitê também preparou para a submissão ao Conselho Universitário a politica institucional de informação para o repositório e do licenciamento para arquivamento, reprodução e divulgação pública de conteúdo. “Esperamos com isso figurar nos rankings mundiais e da América Latina de Repositórios Institucionais e assim adquirir grande visibilidade para a produção institucional”.

- Reformulação da Biblioteca Campus São Paulo / BIREME

O prédio onde hoje funcionam a Biblioteca do Campus São Paulo e o Centro Latino Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) será reformado no próximo ano. O edital para a pré-qualificação do projeto executivo ocorreu no mês de novembro.

As plantas já estão em discussão pela comunidade e terão participação de todos os membros do Conselho Deliberativo da CRBU, que tem como integrantes estudantes, docentes e técnicos-administrativos e a comissão de biblioteca do campus. A proposta é que o espaço seja ampliado e modernizado, com boa luminosidade e locais de convivência para a comunidade acadêmica.

- Desenvolvimento de coleções (livros eletrônicos)

Em 2014, teve início um estudo para o desenvolvimento de acervos para aquisição de livros em formato digital. O primeiro passo foi a assinatura de e-books pela plataforma Evolution, que fornece, desde agosto de 2014, acesso a livros da área de saúde e outras áreas do conhecimento.

Lido 9952 vezes Última modificação em Sexta, 23 Novembro 2018 12:41