Terça, 09 Janeiro 2018 15:23

Projeto de pesquisa da Unifesp cria Escape Room para desenvolvimento de competências investigativas

Atividade montada no Museu Catavento envolve trabalho de aluno do curso de Tecnologia em Design Educacional

Por José Luiz Guerra

A coordenadora do curso superior de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paula Carolei, está realizando pesquisas sobre Metodologias de Gamificação, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências investigativas. Uma das vivências propostas e utilizadas para a coleta dos dados é um jogo de Escape Room no Museu Catavento.

Fruto de um trabalho do aluno do TEDE Henrique Evangelista e do estudante de iniciação científica da Unifesp Gabriel da Silva Bruno, a pesquisa convida os frequentadores do museu, que funciona no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura de São Paulo, a visitarem uma sala na qual precisam encontrar pistas, em um período de 60 minutos, visando solucionar um enigma. No caso da pesquisa, a missão é desarmar uma “bomba” que irá implodir o edifício histórico. A cada pista encontrada, o participante conhece elementos da história do prédio, como suas utilizações, personalidades que passaram por lá e outras curiosidades.

O Escape Room funcionará até domingo, 14 de janeiro, no Museu Catavento, no Palácio das Indústrias, situado na Av Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II, Brás, São Paulo. É necessária a retirada de uma senha para participar da atividade. Para saber mais, clique aqui.

Sobre o TEDE

O curso superior de Tecnologia em Design Educacional é o primeiro curso de graduação à distância do Brasil e é baseado nos quatro pilares do design educacional – educação, design, tecnologia e comunicação. Criado em 2016, o TEDE seleciona estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Saiba mais sobre o TEDE clicando aqui.

Visitantes do Museu Catavento durante atividade no Escape Room

Lido 9696 vezes Última modificação em Terça, 16 Janeiro 2018 13:05