Quinta, 28 Mai 2015 15:14

“Coletivo da Ciência - Vivenciando a Biologia”, da EPM/Unifesp, realiza atividade para estudantes do ensino fundamental

Projeto desenvolvido pelo programa de pós-graduação em Biologia Molecular visa à melhoria da educação básica

Vivenciando a Biologia 1

No sábado, 23/05, o projeto “Coletivo da Ciência - Vivenciando a Biologia”, da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), realizou uma oficina de ciências para 120 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Taboão da Serra, do Capão Redondo e do Jardim Olinda.

O projeto, que visa à melhoria da educação básica, é desenvolvido pelo programa de pós-graduação em Biologia Molecular da EPM há mais de dez anos e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como parte do Projeto Novos Talentos.

Já foram realizadas mais de 30 oficinas em escolas públicas e nas reuniões regionais e nacionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Participam da oficina estudantes de pós-graduação do programa de pós-graduação em Biologia Molecular da EPM, servidores técnicos administrativos e docentes da EPM e do Campus Diadema.

“Entre as atividades realizadas pelos estudantes, destacamos a estação de química com a qual eles puderam visualizar fluorescência de substâncias presentes nos alimentos, estação de biologia celular para observação de células ao microscópio, estação de água na qual observaram a presença de microrganismos presentes em água suja, além de experimentos para extração de DNA de banana e detecção de proteína em alimentos”, explica Marimelia Porcionatto, coordenadora do projeto e professora da Disciplina de Biologia Molecular do Departamento de Bioquímica da EPM.

Na ocasião, os estudantes foram desafiados a criar "novos instrumentos" para observar o corpo humano a partir de objetos simples que foram disponibilizados para eles, como tesoura, bexigas, copos plásticos, lupa e espelho. Esta atividade foi proposta por um grupo do Departamento de Oftalmologia/EPM e contou com a presença de monitores, entre eles, alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes.

Para mais informações sobre o projeto “Coletivo da Ciência - Vivenciando a Biologia”, acesse: https://www.facebook.com/groups/221520441207268/.

Vivenciando a Biologia 3

Vivenciando a Biologia 7