Quarta, 21 Outubro 2015 09:46

Estudante da Unifesp fica em primeiro lugar no Prêmio Ciência nos Primeiros 1000 dias - Danone Early Life Nutrition

Laís Vales Mennitti pesquisou a relação entre a nutrição durante a gestação e lactação e o desenvolvimento do bebê

Lais Menitti

Laís Vales Mennitti - Créditos: Danone

No último dia 18 de setembro, a doutoranda Laís Vales Mennitti, estudante da Unifesp, campus Baixada Santista, foi a vencedora do Prêmio Ciência nos Primeiros 1000 dias - Danone com seu trabalho sobre a nutrição materna na gestação e lactação e seu papel crucial no desenvolvimento fetal e neonatal. O estudo foi orientado pela professora Luciana Pellegrini Pisani, e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O título da pesquisa premiada foi "A ingestão materna de diferentes tipos de ácidos graxos durante a gestação e lactação altera o desenvolvimento somático, os triacilgliceróis hepáticos, o perfil anti-inflamatório e o padrão epigenético da prole com 21 dias de vida" e apontou, entre outras conclusões, como a qualidade da alimentação da gestante pode predispor o bebê a doenças metabólicas ao longo da vida, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Laís é bolsista Fapesp do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Além de sua orientadora, o estudo contou com o apoio das professoras Lila Missae Oyama e Claudia Maria da Penha Oller do Nascimento, docentes do Departamento de Fisiologia da Unifesp.

Lido 10462 vezes Última modificação em Quinta, 08 Outubro 2020 10:18