Quarta, 11 Novembro 2015 14:25

Estudantes do ICT/Unifesp são premiadas no 3rd International Symposium on Challenges and New Technologies in Drug Discovery & Pharmaceutical Production

Hollow Crystals in Pharmaceutical Drugs foi o estudo apresentado na seção de pôsteres

Por Mariane Santos

Renata Guimaraes e Rogéria Nunes Costa, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-ECM) da Unifesp, Campus São Jose dos Campos, foram premiadas no 3rd International Symposium on Challenges and New Technologies in Drug Discovery & Pharmaceutical Production, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de novembro no Rio de Janeiro.

O prêmio, organizado por Farmanguinhos, Fiocruz e Ministério da Saúde, tem por objetivo a integração de cientistas e profissionais que atuam na descoberta e desenvolvimento de medicamentos, além de discutir o investimento na pesquisa e bioativos de origem sintética ou de origem na biodiversidade.

Foi na seção de pôsteres que as estudantes se destacaram, ao apresentarem o estudo Hollow Crystals in Pharmaceutical Drugs, que baseia na modificação de fármacos e desenvolve novas formas cristalinas para o tratamento de pacientes com Aids/ HIV. O objetivo fundamental do estudo é modificar a estrutura cristalina e a morfologia dos princípios ativos farmacêuticos, bem como suas propriedades físico-químicas, para que sejam capazes de aumentar a velocidade da solução do fármaco.

A responsável pelo projeto e orientadora do estudo e professora do Campus São José dos Campos, Silvia Lucia Cuffini, foi apoiada pela CAPES e a Fiocruz para esse estudo. “A pesquisa, que recebeu este reconhecimento, é relevante na área de produção de fármacos, como uma possível alternativa para a melhora na biodisponibilidade dos medicamentos para pacientes de Aids/HIV. Estes conhecimentos, também, resultam um aporte inovador para as indústrias farmoquímicas no Brasil”, explica Silvia.

Lido 8359 vezes Última modificação em Quinta, 08 Outubro 2020 10:27