Segunda, 07 Março 2016 13:42

Pós-graduação em Farmacologia da EPM/Unifesp comemora 45 anos

Cerimônia reuniu docentes, alunos e técnicos-administrativos do programa

Por José Luiz Guerra

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/ Unifesp), celebrou os 45 anos de sua fundação em cerimônia realizada no último dia 04 de março no anfiteatro Leitão da Cunha, no campus São Paulo.

Na mesa de abertura, o coordenador do programa, Ruy Ribeiro de Campos Jr., fez uma breve apresentação da história do programa, idealizado pelos docentes José Ribeiro do Valle e Thales Martins. Campos Jr. e agradeceu o trabalho dos envolvidos. “O programa de Pós-graduação em Farmacologia só chegou ao nível atual graças aos docentes, alunos e servidores que passaram por aqui”. Ele também reiterou a honra em ter Soraya Smaili, docente do programa de Farmacologia, como reitora da universidade.

O coordenador da Câmara de Pós-graduação da EPM/ Unifesp, Luis Eduardo Coelho Andrade, se disse honrado em poder participar da cerimônia de um programa que, segundo ele, é uma referência na Universidade e no país. “A Farmacologia é um espelho para os demais programas da universidade por ser bem-sucedido em mobilizar alunos e docentes na pesquisa”, disse ele.

Maria Lucia Formigoni, pró-reitora de Pós-graduação da Unifesp e egressa do programa de Farmacologia, lembrou da época em que era estudante e da honra em ter sido aluna de José Ribeiro do Valle. “Esse programa era um dos mais promissores na época de sua criação e hoje forma diversos pesquisadores e é fonte de inspiração para o surgimento de diversos outros programas de Farmacologia do país”.

Já a diretora da EPM/ Unifesp, Emília Sato, também relembrou do pioneirismo de José Ribeiro do Valle em trabalhar concomitantemente com a pesquisa clínica e básica. “Espero que a nossa pós-graduação possa não apenas fazer ciência, mas também formar docentes e pesquisadores para o Brasil”.

Por fim, Soraya Smaili falou da vasta produção acadêmica do programa ao longo dos 45 anos e afirmou ser preciso ter liderança para avançar ainda mais. A reitora falou também da história do departamento. “São 45 anos oficialmente, mas na década de 40 os professores José Ribeiro do Valle e Thales Martins já trabalhavam com a Farmacologia”. Ela citou ainda o processo de internacionalização da pós-graduação e momento atual da pesquisa no Brasil, que passou por um severo corte em 2015, mas que está esperançosa de que a situação melhore, em decorrência das negociações constantes com o Ministério da Educação e com os órgãos de fomento por mais investimentos em pesquisas. “Quero deixar minha saudação ao programa e prezo pela continuidade do nosso trabalho, que é responsável pela formação de profissionais para o Brasil e para o mundo”, concluiu.

Após a mesa de abertura, o evento contou com as palestras do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adalberto Vieyra, que falou sobre a missão da pós-graduação no Brasil em tempos de incerteza; do Diretor Executivo da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CRInt/ FMUSP), Eduardo Krieger que discorreu sobre a importância da internacionalização na pós-graduação; da representante da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica (SBFTE), Maria Christina Avellar, que abordou os 50 anos da instituição e a relação com a Farmacologia da EPM/ Unifesp; do docente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), Vagner Antunes, que explanou sobre uma nova forma institucional de desenvolvimento da pós-graduação brasileira; e do professor titular aposentado do Departamento de Farmacologia da EPM/ Unifesp, que apresentou o papel da Farmacologia da instituição na nucleação de novos grupos de pesquisa.

A cerimônia contou também com a divulgação dos vencedores do concurso para confecção do logo do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da EPM/ Unifesp e com a apresentação de pôsteres de alunos do programa.

FarmacologiaFotoSite

Lido 8887 vezes Última modificação em Quinta, 24 Março 2016 13:29