Quarta, 09 Março 2016 10:33

Elisaldo Carlini, professor emérito da Unifesp, realiza palestra sobre maconha e canadibiol

Evento aconteceu no Teatro Clara Nunes em Diadema

Aula magna 2016

Foto: Eliana Rodrigues

O Teatro Clara Nunes, da cidade de Diadema, recebeu na terça-feira (01/03) o professor emérito da Unifesp, Elisaldo Luiz de Araujo Carlini, para uma Aula Magna Inaugural do Instituto de Ciências Ambientais Químicas e Farmacêuticas ICAQF/UNIFESP - Campus Diadema. A aula esteve inserida na abertura do ano letivo do ICAQF, na Semana de Recepção aos Calouros que foi organizada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante do Campus Diadema, Liga Acadêmica Unifesp Diadema, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Unifesp.

Durante a palestra “Maconha e Canabidiol: finalmente medicamentos!”, o professor explicou que a maconha já era conhecida como medicamento na China há mais de cinco mil anos e tem sido também muito utilizada para o tratamento de doenças como a epilepsia em países do Oriente Médio e da Ásia há séculos. No século XIX, foi utilizada na Europa como poderoso medicamento, constando nos livros de medicina como um bom agente terapêutico. Na primeira metade do século XX, entretanto, é utilizada como droga de uso não médico, para fins de abuso, sendo vista como “uma droga maldita”, sendo proibida em quase todos os países, inclusive o Brasil.

Finalmente, nos últimos 30 anos, a maconha volta a ser considerada como um importante medicamento e o seu uso está aprovado pelas autoridades médicas de vários países. “Infelizmente, ainda não no Brasil, que ainda mostra sinais do seu subdesenvolvimento”, provocou Carlini. “O trabalho do professor Carlini é paradigmático do significado de universidade: a procura do novo na vanguarda do conhecimento, com engajamento social, coragem e dedicação”, comentou João Alexandrino, Diretor do ICAQF. Com muita competência, do alto dos seus quase 90 anos, Carlini arrancou da plateia expressões de admiração, surpresa e divertimento.

Lido 10226 vezes Última modificação em Quarta, 11 Novembro 2020 16:54