Segunda, 21 Março 2016 09:39

Docentes, TAEs e estudantes da Unifesp discutem o PDI 2016-2020

Oficina foi realizada no anfiteatro da Reitoria

Por José Luiz Guerra

PDIa

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) por meio da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) promoveu no último dia 18 de março a II Oficina para discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2020. Realizado no anfiteatro da Reitoria, o encontro reuniu docentes, técnicos administrativos em educação (TAEs) e estudantes dos seis campi da instituição.

Na abertura do evento, a reitora Soraya Smaili fez um balanço do trabalho realizado até o momento e elogiou a equipe responsável pela elaboração do documento. “Até agora foram redigidas 46 versões do PDI 2016-2020 e a Proplan recebeu, analisou e contemplou grande parte das propostas recebidas e todos querem se ver representados no PDI”, disse a reitora. Soraya lembrou também que esta é a primeira vez que o documento é elaborado com a participação de toda a comunidade acadêmica e a primeira com a participação de todos os campi da expansão. “A Unifesp tem pessoas capacitadas para elaboração do documento e, por isso, montamos uma equipe multidisciplinar”, concluiu.

Esper Cavalheiro, pró-reitor de Planejamento, fez a apresentação dos objetivos da oficina e da importância do PDI para a instituição. O pró-reitor também enalteceu o processo de confecção do documento. “Vendo o resultado dos trabalhos, percebemos que somos muito melhores do que imaginávamos ser”. Cavalheiro reforçou a importância da discussão da construção do projeto pedagógico institucional, uma das diretrizes do PDI. “A universidade é um ambiente de modificação da sociedade e se não nos propusermos a oferecer um ensino de qualidade à população, não há sentido em sermos uma universidade pública”.

A proposta da II Oficina do PDI 2016-2020 foi a de debater temas divididos em 11 diretrizes, cada uma com 10 metas que abordam a construção do projeto pedagógico institucional, ações voltadas a alunos e servidores, infraestrutura dos campi, políticas de inclusão e direitos humanos, entre outras. As propostas serão incorporadas à redação do documento, que encontra-se em fase final de elaboração e o produto final será submetido ao Conselho Universitário para aprovação.

O PDI é a referência básica para o estabelecimento de qualquer critério ou processo de avaliação dentro da universidade e reflete a filosofia de trabalho da instituição, sua missão, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, tanto quanto a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver. O PDI 2016-2020 está em elaboração desde setembro de 2014.

PDI

PDIb