Segunda, 06 Junho 2016 17:53

Abertura do II Congresso Acadêmico Unifesp destaca importância da interdisciplinaridade

Evento contará com colóquios, mesas temáticas, palestras, rodas de conversa e workshops, além de apresentações orais e de pôsteres

Por Valquíria Carnaúba

foto congresso

A abertura do II Congresso Acadêmico Unifesp ocorreu nesta segunda-feira (6/6) e contou com a presença da reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professora titular do departamento de Bioquímica da Unifesp, Helena Nader, da presidente da comissão organizadora do Congresso, Ieda Maugéri, da Secretária-Adjunta Municipal de Educação, Fátima Aparecida Antonio, e das pró-reitoras de Assuntos Estudantis, Andrea Rabinovici, de Extensão e Cultura, Florianita Coelho Braga Campos, de Graduação, Maria Angélica Pedra Minhoto e de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni.

Ao público presente no Teatro Marcos Linderberg, cuja presença foi bastante expressiva, a professora Ieda destacou a importância do evento “Observado o universo completo da Unifesp, entre alunos de graduação, pós-graduação e especialização bem como residentes e estudantes de Ensino à Distância (EAD), a Unifesp soma hoje aproximadamente 40 mil alunos. Este congresso pretende traduzir esse universo, levando a comunidade acadêmica à compreensão da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade”.

IMG 1134

Soraya trouxe uma apresentação inédita, abordando a história e a estrutura da instituição e do Hospital São Paulo (hospital universitário da Unifesp). A reitora também destacou a grande melhora na avaliação da Unifesp pelo Ministério da Educação (MEC). “É importante salientar que nossa classificação, dentre as instituições de ensino brasileiras, saltou do 10° lugar (2013) para o 5° lugar (2015). É um momento para reflexões, mas também de celebração”.

IMG 1173

Soraya mencionou na ocasião que participará de reunião, na próxima quarta-feira (8), a ser realizada na SBPC com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para apresentar a pauta reivindicando a recriação, o fortalecimento e a recomposição dos orçamentos destinados à ciência, à tecnologia e à educação no país.

A finalização foi marcada pela apresentação do Coral da Unifesp, sob regência de Eduardo Fernandes.

IMG 1201

Lido 10702 vezes Última modificação em Sexta, 24 Junho 2016 14:17