Quinta, 21 Julho 2016 15:25

Departamento de História da Arte da EFLCH/Unifesp organiza workshop sobre modernismo

Encontro acontece no dia 23 de julho em São Paulo

Por José Luiz Guerra

O Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp) participa, no dia 23 de julho do Workshop Modernismos: conceitos – contextos – circulações. O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado no canteiro aberto Vila Itororó, na Rua Pedroso, nº 238, Bela Vista, São Paulo.

O workshop faz parte da academia transregional com o mesmo título que ocorre entre os dias 16 e 24 de julho de 2016 em São Paulo e é organizado pelo “Forum Tranregional e Studien” em Berlim, o “Deutsches Forum für Kunstgeschichte” em Paris, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e pelo Departamento de História da Arte da Unifesp.

O objetivo da academia é possibilitar um intercâmbio entre diferentes países e regiões sobre conceitos e variações dos modernismos. A partir de uma perspectiva transregional, pretende-se articular os debates sobre os modernismos na América Latina com aqueles da África, Ásia, Europa e América do Norte, situando-os nas relações globais. Trata-se de discutir apropriações e delimitações, revisões e traduções de desenvolvimentos e processos, que se manifestaram em termos como arte colonial, independência, originalidade, primitivismo ou identidade nacional.

O workshop pretende discutir com pesquisadores internacionais as questões que focalizam, sobretudo, os aspectos brasileiros em três mesas nas quais serão discutidos os seguintes temas: Museus de arte contemporânea hoje, Curadoria e história da arte e Exotismo pós-colonial – arte global.

Clique aqui para acessar a programação completa do evento.

Workshop Modernismos: conceitos – contextos – circulações
Data: 23 de julho de 2016
Local: Canteiro aberto Vila Itororó, na Rua Pedroso, nº 238, Bela Vista, São Paulo

Lido 7274 vezes Última modificação em Segunda, 25 Julho 2016 10:17