Segunda, 15 Agosto 2016 11:10

Editora Unifesp relançada na 24ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo

O evento marca, também, a apresentação de sua Livraria Virtual. Na Bienal, serão lançados cinco novos títulos

Por Editora Unifesp

Convite para o lançamento da Editora Unifesp, que acontece no dia 26 de agosto de 2016, na 24º Bienal do Livro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo

A Editora Unifesp estará presente na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 26 de agosto a 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona Norte da capital paulista.

Neste ano, a Bienal será um momento especial para a Editora. Após oito anos de existência, ela se reestrutura. Deixa, inclusive, de se chamar Editora Fap-UNIFESP. Surge uma nova editora universitária focada em ampliar suas publicações a partir das diversas áreas do conhecimento da Universidade. “Vamos interagir, cada vez mais, com as necessidades da instituição de que fazemos parte”, comenta Cynthia Sarti, Diretora da Editora Unifesp, função que é parte fundamental das mudanças.

Até sua chegada à Editora, o cargo de Direção inexistia. Cynthia é antropóloga e professora na Unifesp há mais de 20 anos. Com o objetivo de profissionalizar a gestão, essa função foi criada para lidar com as demandas administrativas e editoriais pertinentes. “Tenho consciência do enorme desafio dessa posição, mas estou à frente de uma equipe comprometida em fazer um trabalho de qualidade.”

Buscar na Unifesp trabalhos que mereçam ser publicados como livro é uma das prioridades de Cynthia, mas isso não é tudo. “Vamos dialogar com a produção de outras instituições acadêmicas no Brasil e no exterior.” Todas as atividades serão validadas pelo novo Conselho Editorial, formado por 10 membros (sete da Unifesp e três significativos nomes da produção acadêmica na sociedade brasileira). Está em processo a definição de seus integrantes. “A publicação e difusão da pesquisa acadêmica é dever da universidade pública. Editar e publicar com qualidade, divulgar o conhecimento e atender o leitor fazem parte de nosso trabalho”.

Durante a Bienal, serão lançados cinco títulos (vide lista abaixo). Em 2016, a Editora Unifesp chega aos 100 livros editados em seu catálogo. O ano marca, ainda, o lançamento de sua livraria virtual, a Livraria Unifesp, que pode ser acessada pelo www.livrariaunifesp.com.br (a partir de 26 de agosto).

A organização da 24ª Bienal prevê a passagem de 700 mil visitantes em seus 10 dias de realização. O estande da Editora Unifesp estará localizado na rua interna L049, integrando o coletivo de editoras da Associação Brasileira das Editoras Universitária, ABEU. Aliás, pela primeira vez, a Editora terá um estande próprio no evento.

A Bienal acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h; e ao sábado e domingo das 10h às 22h. Excepcionalmente, em 4 de setembro o funcionamento será das 10h às 21h.

LANÇAMENTOS DA EDITORA UNIFESP NA 24ª BIENAL DO LIVRO

“A História da Democracia, um ensaio sobre a libertação do povo”, um dos mais influentes pensadores políticos do século 20, John Dunn reflete como foi possível à democracia chegar à posição central nas práticas e intenções políticas e no imaginário dos povos.

“Sociologia e Superfície, uma leitura dos escritos de Siegfried Kracauer até 1933”, esta obra de Patrícia da Silva Santos aproxima o leitor desse intelectual judeu-alemão, ainda pouco conhecido do grande público. No Brasil, apenas duas de suas obras foram traduzidas.

“Formas do Teatro de Comédia, a obra de Oduvaldo Vianna”, Wagner Martins Madeira resgata o trabalho de Oduvaldo Viana, um dos mais significativos nomes da dramaturgia brasileira. É um livro imperdível para quem quer conhecer mais sobre um dos precursores do teatro moderno brasileiro.

“Lições para o Homem Casado Portugal – Séculos XIV - XVI”, neste livro, o historiador Leandro Alves Teodoro investiga a publicação de manuais de boa conduta destinados aos homens portugueses, na transição da sociedade feudal para a sociedade de corte. Período de poder da Igreja católica no país.

“Persona Poética e Autor Empírico na Poesia Amorosa Romana”, Paulo Sérgio de Vasconellos centra-se na poesia amorosa escrita em latim para responder à indagação de como os antigos viam a relação entre o que é expresso na poesia amorosa, em primeira pessoa, e o autor que escreve a poesia.

Serviço:

24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: de 26 de agosto a 4 de setembro de 2016
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona Norte, São Paulo - Av. Olavo Fontoura, nº 1209, Santana
Local de exposição da Editora Unifesp: Rua Interna L049 – Estande da ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias
Página da Editora: http://www.editorafapunifesp.com.br
Página da Livraria Virtual (disponível a partir de 26 de agosto): www.livrariaunifesp.com.br

LogoEDITORAUNIFESP.jpg

Lido 10600 vezes Última modificação em Terça, 31 Julho 2018 14:45