Quinta, 01 Setembro 2016 08:31

ICT/Unifesp assina convênio com o IPT/SP

O trabalho envolverá alunos da universidade e profissionais do Núcleo de Bionanomanufatura do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Por Mariane Santos

O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) celebra o convênio com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/SP) para o desenvolvimento de dois projetos: 1-Síntese e caracterização de látexes para nanoencapsulação de filtros químicos para indústria têxtil; 2 -Desenvolvimento de nanopartículas poliméricas com estímulo resposta para aplicações industriais e na área da saúde”.

Com duração de quatro anos, o trabalho envolverá alunos do ICT/Unifesp e profissionais do Núcleo de Bionanomanufatura do IPT/SP, sob a coordenação de Maurício Pinheiro de Oliveira, professor do ICT/Unifesp, e de Adriano Marim de Oliveira, diretor do BioNano do IPT.

Essa iniciativa auxiliou na aprovação de uma bolsa de Inovação Tecnológica pela Fundação de Apoio ao IPT (FIPT) para o desenvolvimento da segunda pesquisa citada. O recurso será designado por um ano e revogável por mais um ano para os alunos do ICT.

“Não tenho dúvidas que a atual situação que o país enfrenta, este tipo de parceria é muito importante para os alunos, docentes e para a instituição, possibilitando a troca de conhecimentos e principalmente a disponibilidade de equipamentos”, comemora Maurício Pinheiro.

Para Luiz Leduíno de Salles Neto, diretor do ICT, "convênios como esse com o IPT são importantes, pois contribuem com a formação tecnológica dos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como potencializam a geração e transformação de conhecimento em produto e renda para o país, estando em consonância com as necessidades da sociedade."

Prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia no Campus São José dos Campos, no Parque Tecnológico

Lido 9354 vezes Última modificação em Quinta, 08 Setembro 2016 12:04