Terça, 06 Setembro 2016 18:30

Unifesp realiza a terceira edição do ICSEMIS na cidade de Santos

Congresso reuniu mais de 1.600 participantes de 46 países, maior participação da história do evento

Por Antonio Saturnino

ICSEMIS.1

Do dia 31 de agosto a 4 de setembro a cidade de Santos sediou a terceira edição do ICSEMIS (sigla em inglês para Convenção Internacional de Ciência, Educação e Medicina no Esporte). Considerado o maior e mais importante em âmbito mundial, o congresso teve a organização local realizada pela Unifesp e recebeu inscrições  de pesquisadores de aproximadamente 46 países.

Durante os cinco dias de programação, foram mais 1.400 trabalhos apresentados, entre palestras, simpósios, e apresentação de pôsteres. Ao todo congresso recebeu cerca de 1.900 inscritos, sendo que mais de 60% desse total eram estrangeiros. Os números superam as duas primeiras edições do evento, realizadas em Guangzhou, na China (2008) e em Glasgow, no Reino Unido (2012). O ICSEMIS acontece uma vez a cada quatro anos, sempre no país-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

O tema do congresso foi “Dizendo sim a diversidade no esporte”, mostrando a importância de que a diversidade de gênero, raça, cultural e religiosa sejam respeitadas, de forma que o esporte seja um fator de união dos povos e de respeito às diferenças.

Dentre os estudos apresentados, houve pesquisas indicando o fator genético para o desempenho no esporte, a prática de atividade física como forma de prevenir doenças e diminuir os gastos com saúde pública, o legado dos jogos olímpicos e paralímpicos sob diversos pontos de vista, o impacto do esporte na saúde mental, horários em que nosso organismo tem melhor desempenho na prática de atividade física, entre outros.

O ICSEMIS contou também com uma rica programação cultural, com apresentações  do Ballet da cidade de Santos, da Orquestra Sinfônica municipal, coral da Unifesp, grupo de Maracatu, hip-hop, escola de samba, entre outras atrações.

O Comitê Internacional de Organização, composto pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), pelo Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física (ICSSPE) e pela Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), ressaltou o sucesso da terceira edição do evento. Durante o encerramento o presidente do ICSSPE Uri Schaefer afirmou: “Ficamos felizes quando soubemos que o evento seria realizado no Brasil. O País mostrou suas habilidades em organizar grandes eventos e foi uma oportunidade única para aprendermos mais sobre os conhecimentos científicos e atividades esportivas desse povo”. Ele continuou: “Acreditamos que o esporte é um projeto de excelência e agradecemos seus esforços e trabalho árduo para a realização do ICSEMIS 2016”.

A Unifesp contou representantes de outras universidades públicas na organização do congresso, dentre as quais a Unicamp, USP, Unesp e UFMG, além do CELAFISCS. O evento teve a parceria da prefeitura de Santos, do SESC e do Santos Futebol Clube, e com apoio do Einstein, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, UFABC, UFSCAR, UFCSPA, da Fapesp e do Ministério do Esporte.

ICSEMIS.5

ICSEMIS.4