Segunda, 19 Setembro 2016 17:27

Primeiro curso da Cátedra Edward Saïd tem inscrições esgotadas

Por Valquíria Carnaúba

Na última terça-feira, dia 13 de setembro, teve início na Unifesp (Campus São Paulo) o curso “Edward Saïd e o Orientalismo”, o primeiro a ser ministrado sob a Cátedra Edward W. Saïd. A primeira aula tratou da apresentação do curso e de notas biográficas do autor. Serão ao todo oito encontros, de duas horas cada, às terças-feiras.

Houve grande procura inicial, e as 150 vagas disponíveis foram preenchidas em poucos dias. O conteúdo foi pensado para introduzir a graduandos e pós-graduandos os principais argumentos da obra do intelectual palestino Edward W. Saïd, com maior ênfase à sua tese mais famosa, caracterizado pela crítica ao orientalismo. “A intenção é alcançar um público não especializado”, afirma Isabelle Somma de Castro, uma das ministrantes do curso e pesquisadora-bolsista da Cátedra. Os demais são Geraldo Campos, também pesquisador-bolsista da cátedra, e Marina de Oliveira Soares, pós-doutoranda no Departamento de História Social da USP.

O curso conta com público bastante heterogêneo, abrangendo alunos de áreas da saúde e de humanas. Entre os inscritos também há graduandos, mestrandos, doutorandos da Unifesp e de outras universidades.

A Cátedra realiza ainda, o Ciclo de Seminários O Estranho e o Estrangeiro, desde o início deste ano, todas as últimas segundas-feiras dos meses letivos, às 17h, no Anfiteatro Leitão da Cunha. No próximo dia 26 de setembro, será ministrada pelo professor da Unicamp, Jorge Coli, a palestra Autoritarismo da Modernidade. Em outubro será a vez de Ismail Xavier, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e de Marilena Chauí, do Departamento de Filosofia daquela universidade. O anfiteatro fica na rua Botucatu, 720, Vila Clementino.

Mais informações sobre as atividades da Cátedra:https://www.facebook.com/catedraews ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

curso extensao3 600x440px 002

Edward Saïd e o Orientalismo

Profª. Drª. Isabelle C. Somma de Castro