Sexta, 11 Novembro 2016 13:43

ICT realiza o I Encontro Caravana da Ciência Unifesp

Aprendendo com os alimentos foi o tema central do encontro com estudantes do município de Monteiro Lobato

EnCaCi

Docentes e estudantes do ICT/Unifesp, juntamente com os alunos do município de Monteiro Lobato

Na última quarta-feira (9/11), docentes e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Campus São José dos Campos, realizaram o I Encontro Caravana da Ciência Unifesp (EnCaCi), com 26 alunos da Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend do município de Monteiro Lobato.

O EnCaCi é uma ação pertencente ao Programa de Extensão Caravana da Ciência, que teve como objetivo promover momentos de interação, aprendizado e troca de experiências entre alunos do ensino médio e a universidade.

“A partir do tema norteador Aprendendo com os Alimentos, os estudantes do ICT/Unifesp organizaram uma exposição de painéis e experimentos simples sobre o tema, os quais foram apresentados de forma interativa aos alunos visitantes. A programação também contou com visitas às instalações da universidade, incluindo laboratórios de aula e biblioteca, permitindo aos participantes vivenciar o ambiente universitário”, explica Elias de Barros Santos, professor e coordenador do evento.

O EnCaCi foi a penúltima atividade do programa Caravana da Ciência em 2016, que já contou com o Revisão Turbinada (Cursinho Comunitário) e com o Professor 2.0 (Apoio ao Professor). A partir de 2017 o evento será aberto as escolas da região, as quais serão incentivadas a trazerem ao ICT/Unifesp trabalhos desenvolvidos pelos seus respectivos estudantes para apresentar no II EnCaCi.

O encerramento das atividades do corrente ano será no dia 19 de novembro, quando haverá o Caravana na Escola, o qual tem como objetivo o compartilhamento de experimentos com os estudantes e a população de Monteiro Lobato.

O Programa de Extensão Caravana da Ciência tem o objetivo de disseminar a alfabetização científica a partir da inserção de universitários do ICT/Unifesp nas escolas públicas de São José dos Campos e região, tendo como foco principal comunidades cuja oferta de atividades de incentivo à prática de ciência não seja rotineira; utilizando-se de experimentos de baixo custo, sobretudo com recursos sustentáveis, promovendo o gosto pela ciência nas crianças e adolescentes e subsidiando a prática pedagógica de docentes.

Lido 7960 vezes Última modificação em Segunda, 21 Novembro 2016 12:40