Quarta, 07 Dezembro 2016 08:22

Disciplina de Medicina Esportiva da Unifesp inaugura painel sobre as Olimpíadas e Paralimpíadas

Espaço registrou algumas das atividades da equipe nos jogos Rio 2016

Por José Luiz Guerra

A Disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) inaugurou, no dia 8 de novembro, um painel com algumas das atividades realizadas pela equipe nos jogos olímpicos e paralímpicos do Rio de Janeiro, realizados nos meses de agosto e setembro de 2016.

No total, 27 profissionais da saúde participaram do maior evento esportivo do planeta atuando no suporte à delegação brasileira, nos locais onde ocorriam as competições, na gerência de equipes médicas específicas e na própria Vila Olímpica. Somando-se os profissionais especializados e pós-graduados pela Unifesp e que não possuem mais vínculo com a instituição, o número chega aos 70.

Moisés Cohen, professor titular do Departamento Ortopedia e Traumatologia e idealizador do Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE), considerou a participação dos profissionais da instituição como um ápice. “A Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro foram o auge da atuação da Medicina Esportiva, após um ciclo que começou nos Jogos Sulamericanos 2002 e depois, em 2007, no Panamericano. É um orgulho a Unifesp ser representada em um evento de tamanha importância com tantos profissionais”, comemora.

Carlos Andreoli, chefe da residência de medicina esportiva, ressaltou que a equipe foi preparada para o atendimento de toda família olímpica. “Nos últimos meses, todos os profissionais realizaram cursos de preparação, tais como Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS, do inglês Advanced Cardiovascular Life Support), Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS - Advanced Trauma Life Support), emergências em catástrofes e terrorismo, como forma de ajudar no treinamento dos voluntários e coordenar as ações dos profissionais de saúde”, finalizou.

Moisés Cohen, professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/Unifesp, inaugurando o painel. Crédito: Rogério Perasollo/CETE-Unifesp

Parte da equipe da disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física. Da esquerda para a direita: William Komatsu, Murillo Spina, Paulo Zogaib, Carlos Andreoli e Benno Ejnisman.
Parte da equipe da disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física. Da esquerda para a direita: William Komatsu, Murillo Spina, Paulo Zogaib, Carlos Andreoli e Benno Ejnisman. Crédito : José Luiz Guerra

Lido 10220 vezes Última modificação em Terça, 14 Novembro 2017 15:49