Quinta, 02 Fevereiro 2017 09:05

Campus Zona Leste forma as primeiras turmas dos cursos de verão

Evento de encerramento foi realizado no dia 11/2

Por Antonio Saturnino

No dia 11 de fevereiro, aconteceu no Campus Zona Leste da Unifesp o encerramento dos cursos de verão do Projeto Institucional Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste, uma parceria entre a universidade, a comunidade e o Ministério da Cultura. As oficinas tiveram início no dia 10 de janeiro, com carga horária de 36h a 48h, em áreas socioculturais, como cinema, teatro, literatura, museus, entre outras. O evento, aberto à comunidade, contou com a presença da representante da Diretoria Regional de Educação/SME - Itaquera, professora Eliane Prado. O projeto tem coordenação institucional da professora Florianita Coelho Braga Campos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

De acordo com o coordenador presencial dos cursos de extensão, líder comunitário e artista Tião Soares, a participação da comunidade nas atividades foi muito positiva. Ele ressaltou a importância da realização de oficinas como forma da população do entorno se sentir parte da universidade. “Os cursos cumprem um papel importante de apresentar as áreas de formação e abrir o espaço acadêmico para a sociedade, sobretudo a juventude. A extensão é fundamental para a participação social”, comentou Soares.

A realização dos cursos de verão mobilizou toda a universidade, bem como moradores de áreas próximas. Durante a estruturação e realização das oficinas, quatro servidores das pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Planejamento (Proplan) acompanharam presencialmente a ação. Além disso, outros departamentos e campi da instituição disponibilizaram equipamentos e recursos para que o local tivesse a estrutura necessária.

Moradores da região também atuaram como articuladores territoriais, tendo realizado a divulgação dos cursos em escolas, comunidades, ações sociais e associações de bairro. O núcleo ofereceu oficinas em Audiovisual e Cinema, Sonoplastia, Teatro e Corpo, Aproximações com o Universo Museal, Cenotécnica, Mapeamento Social, Oficina de Criação e Introdução à Dramaturgia, Figurino e Iluminação Cênica.

Vanessa Caspon, moradora da região e aluna da oficina de Aproximações com o Universo Museal, ressaltou a qualidade dos cursos e do corpo docente. “É muito raro ver um curso como esse sendo oferecido gratuitamente para à comunidade. O diálogo é bastante horizontal, plural e aberto, o que é muito positivo. A Zona Leste ainda é muito carente de formação, por isso, esse ponta pé inicial é de grande importância”, comentou Vanessa, que é graduada em Letras pela Escola De Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp), Campus Guarulhos, onde atualmente faz pós-graduação em Estudos Literários.

Durante o evento de encerramento, estudantes apresentaram alguns trabalhos desenvolvidos nas oficinas. A cerimônia teve transmissão pela Rádio Comunitária Itaquera, produzida pelos alunos do curso de Sonoplastia. Além disso, foram entregues os certificados de conclusão aos alunos.

*Créditos das fotos: Proec/Unifesp

Lido 10168 vezes Última modificação em Terça, 14 Novembro 2017 15:44