Quinta, 02 Fevereiro 2017 15:11

CETE/EPM/Unifesp promove ações ligadas à Campanha Janeiro Dourado

Evento contou com orientação para a prática de espotes e palestras de atletas. Centro também firmou parceria com a FPB

Por José Luiz Guerra (Com informações do CETE/EPM/Unifesp)

O Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (CETE/EPM/Unifesp) promoveu na manhã do último dia 31 de janeiro ações ligadas à Campanha Janeiro Dourado - Por que sua Vida Vale Ouro.

Idealizada pela Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde), a campanha surgiu com o intuito de conscientizar a população a respeito da saúde do atleta, trazendo esclarecimentos sobre a medicina esportiva e o papel do médico do esporte na rotina do praticante.

As pessoas presentes no CETE/EPM/Unifesp tiveram a oportunidade de receber orientações de profissionais da área de medicina esportiva que falaram sobre a importância da prática regular de atividade física e seus benefícios na promoção e prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, entre outras.

Além das atividades, a data foi marcada pela presença do ginasta Diego Hypólito, medalhista de prata nos jogos Rio 2016, e do ex-jogador de futebol Mauro Silva, campeão mundial pela seleção brasileira na copa de 1994. Ambos ministraram palestras que enfatizaram à população os benefícios da prática de esportes com orientação médica. Também esteve presente na ocasião o secretário municipal de Esportes, Jorge Damião.

Acordo com a Federação Paulista de Basketball (FPB)

Federação Paulista de Basketball
CETE/EPM/Unifesp e Federação Paulista de Basketball celebram acordo

Ainda no dia 31 de janeiro, o CETE/EPM/Unifesp firmou parceria com a Federação Paulista de Basketball (FPB). O encontro ocorreu na sede da federação, no centro de São Paulo. O acordo foi celebrado pelo presidente da FPB, Enyo Correia, e seu vice, Marco Antonio Aga, e pelo chefe da disciplina de Medicina do Esporte e da Atividade Física da EPM/Unifesp, Carlos Andreoli.

A parceria visa implantar a medicina esportiva entre as principais ações da FPB, por meio da abertura de um espaço no site e nas redes sociais da instituição, onde a equipe do CETE/EPM/Unifesp abordará temas de alta relevância para informar os atletas, técnicos e dirigentes, por exemplo, sobre a forma de conduta perante situações de lesões e também em caráter preventivo, na forma de orientações e exercícios, além de sanar dúvidas e auxiliar na prevenção de contusões.

Sobre CETE/EPM/Unifesp

O Centro de Traumato-ortopedia do Esporte pertence ao departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM/Unifesp e foi fundado em 14 de dezembro de 1997 pelo professor titular do departamento, Moises Cohen. O centro foi concebido com o objetivo de estudar e prevenir as lesões esportivas relacionadas ao sistema músculo-esquelético. O CETE/EPM/Unifesp realiza parcerias com outras disciplinas da universidade visando complementação das suas atividades por meio de um trabalho multidisciplinar.

Em 2014, devido ao seu grande envolvimento e importância na área médica esportiva, o CETE/EPM/Unifesp foi acreditado como Centro Médico de Excelência da FIFA, participando ativamente da Copa do Mundo no Brasil na cobertura médica de diversos jogos do torneio. Da mesma maneira, mais de 30 médicos do Centro de Traumatologia do Esporte fizeram parte da equipe médica que prestou assistência aos atletas participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

*Créditos das Fotos - Rogerio Perasollo - CETE/EPM/Unifesp

Lido 10558 vezes Última modificação em Terça, 14 Novembro 2017 15:43