Terça, 14 Fevereiro 2017 13:50

Unifesp ofertará disciplina optativa sobre armas de destruição em massa

Serão abordadas tecnologias relacionadas com armas químicas, biológicas, nucleares e seus vetores

Por Valquíria Carnaúba

O Departamento de Informática em Saúde (DIS) irá oferecer, a partir do dia 22 de fevereiro, a disciplina optativa "Proibições e Controles de Bens de Uso Duplo e de Tecnologias Sensíveis". O objetivo do curso é permitir que o aluno desenvolva a capacidade de compreensão de temas extremamente atuais: o sistema de regras internacionais (convenções, tratados e regimes) e a legislação nacional brasileira em torno das Tecnologias Sensíveis e dos Bens de Uso Duplo, relacionados com a disseminação de armas químicas, biológicas, nucleares e seus vetores.

O professor da disciplina, Roque Monteleone Neto, já atuou nos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e ainda na Organização das Nações Unidas (ONU), nas áreas de desarmamento e não-proliferação. Baseado em sua experiência, Neto tratará também das diferenças e semelhanças entre as atividades de programas/atores estatais e não-estatais (principalmente terroristas), trazendo elementos de reflexão sobre o homem da Idade da Técnica e a manutenção da paz e seguranças internacionais.

A disciplina terá 60 horas e será ministrada às quartas e quintas-feiras, das 12h às 14h. Dias 22 e 23 de fevereiro; 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29, 30 de março; 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26, 27 de abril; 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 de maio e 1º, 7 e 8 de junho.

Informações gerais
Pré-requisitos: alunos da Unifesp com conhecimentos em Química, Biologia e Física
Secretária: Rose
Local: Laboratório Azarias