Quinta, 09 Março 2017 12:17

Unifesp recebe nota máxima no IGC pelo terceiro ano consecutivo

Somente 1,1% das instituições de educação superior obtiveram conceito 5 na avaliação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) manteve a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC). Referente ao ano de 2015, o indicador foi divulgado na quarta-feira (8/3) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O IGC avalia a qualidade das instituições de educação superior (IES) e sua divulgação refere-se sempre a um triênio. O cálculo é realizado considerando a média dos últimos CPCs (Conceito Preliminar do Curso) dos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes, ponderada pelo número de matrículas; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação e pós-graduação stricto sensu.

Em 2015, das 2.109 instituições de ensino superior públicas e privadas avaliadas, somente 1,1% obteve conceito 5 na avaliação – 0,4% conseguiu conceito 1; 4%, conceito 2; 67%, conceito 3; e 16,6%, conceito 4. O índice é fator determinante para a abertura de novos cursos e manutenção ou fechamento dos que já existem.

Confira as notas obtidas pela universidade desde 2010:

Ano do IGC  Nota
2015 5
2014 5
2013 5
2012 4
2011 5
2010 5

Conceito Enade e CPC

Outros dois indicadores de qualidade da educação superior também foram divulgados pelo Inep: o Conceito Enade (CE), que avalia o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que leva em consideração avaliação de desempenho de estudantes no Enade, a titulação e regime de trabalho do corpo docente e as percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Em 2015, o MEC avaliou 8.121 cursos de 26 áreas. Na Unifesp, foram avaliados cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, todos do Campus Osasco, e Psicologia, do Campus Baixada Santista.

Confira os cursos avaliados e as respectivas notas obtidas em 2015:

Campus  Curso  ENADE  CPC
Osasco Administração 5 4
Osasco Ciências Contábeis 5 5
Osasco Ciências Econômicas 4 4
Osasco Relações Internacionais 5 4
Baixada Santista Psicologia 4 3

para acessar o IGC 2015.

para acessar o Conceito Enade 2015.

Clique aqui para acessar o CPC 2015.

Lido 17512 vezes Última modificação em Segunda, 10 Mai 2021 15:53