Quarta, 17 Abril 2019 13:43

Nova diretoria da EPE/Unifesp toma posse

Janine Schirmer e Alexandre Pazetto Balsanelli assumem o cargo para mandato de quatro anos

Por José Luiz Guerra

Posse EPE porta capa
Janine Schirmer, diretora da EPE/Unifesp, em seu discurso de posse durante a sessão solene da Congregação da EPE/Unifesp

Em sessão solene da Congregação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), realizada na tarde do dia 15 de abril, a nova direção da entidade tomou posse. Janine Schirmer, professora titular livre-docente do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher, e Alexandre Pazetto Balsanelli, professor adjunto do Departamento de Administração em Serviços de Saúde, assumiram, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretor.

Além de Janine e Balsanelli, compuseram a mesa diretora da sessão a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, as diretoras do Campus São Paulo, Rosana Puccini, e da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Emilia Sato, o diretor superintendente do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp, José Roberto Ferraro, a diretora em exercício da EPE/Unifesp, Maria Magda Baleeiro, e a professora titular livre-docente do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da EPE/Unifesp, Alba Lucia Bottura Leite de Barros.

No início da cerimônia, Maria Magda Baleeiro fez um balanço dos quatro anos nos quais esteve na vice direção da EPE/Unifesp, junto com Janine Schirmer, reeleita diretora pela comunidade, apresentando dados relacionados ao quadro de docentes e servidores técnicos administrativos e à produção acadêmica. Falou sobre a sua trajetória profissional, até chegar ao posto de vice-diretora da entidade e agradeceu à família e à comunidade acadêmica pelo apoio. “Nossa gestão se finda hoje, mas a missão de trabalhar por essa escola vai continuar”.

Maria Magda Baleeiro entrega a pelerine simbolda EPE/Unifesp à Janine Schirmer
Maria Magda Baleeiro entrega a pelerine à Janine Schirmer

Reconduzida ao cargo de diretora da EPE/Unifesp, Janine Schirmer iniciou seu discurso de posse agradecendo à Maria Magda pela parceria. “Não existiu uma vice. Fomos duas diretoras ao longo de todo o mandato, dividindo todas as tarefas. Ela é uma pessoa que vive pela nossa escola e, sem a sua ajuda, nada seria possível”, exaltou. Janine agradeceu nominalmente as equipes da Reitoria, das pró-reitorias, da direção do Campus São Paulo e da EPM/Unifesp, do hospital universitário, dos departamentos da unidade acadêmica, da Fundação de Apoio à Unifesp e dos conselhos de classe. Emocionada, também agradeceu às docentes da escola de Enfermagem, tanto da ativa quanto aposentadas, com as quais trabalhou ao longo de sua carreira. Falou ainda dos desafios a serem enfrentados nos próximos quatro anos, lembrando que a sua nova gestão se inicia no ano em que a EPE/Unifesp celebra 80 anos de existência e a universidade, 25. “Eu e o Alexandre agradecemos pela confiança dos colegas das três categorias – docentes, técnicos administrativos e estudantes. Nossa gestão será uma construção coletiva, pois entendemos que não é possível tomarmos decisões isoladas”, concluiu.

José Roberto Ferraro se disse honrado em compor a mesa e parabenizou Janine e Balsanelli pela vitória nas eleições para a direção da EPE/Unifesp e ressaltou a importância da Enfermagem que, segundo ele, é responsável pela coordenação e orientação das equipes de profissionais da saúde nos hospitais. Ferraro reforçou ainda que o hospital universitário estará sempre à disposição da unidade acadêmica para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Emilia Sato, diretora da EPM/Unifesp afirmou que as duas escolas nasceram juntas e devem continuar trabalhando juntas e desejou sucesso à gestão. Na mesma linha, Rosana Puccini desejou boas-vindas a nova diretoria, agradeceu pela parceria incondicional da entidade desde o seu início e também falou da importância dos profissionais da área. “A Enfermagem nos ensina a cuidar de gente”. Já Alba Lucia Bottura Leite de Barros, decana da EPE/Unifesp, declarou estar emocionada e honrada em poder conduzir a diretora e o vice até a mesa de abertura e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário.

Janine Schirmer recebendo a lâmpada símbolo da Enfermagem

Por fim, a reitora Soraya Smaili cumprimentou os a nova direção da EPE/Unifesp e falou sobre a importância do trabalho coletivo na gestão. “Gerir uma instituição pública é um desafio de grandes proporções, mas nunca fazemos isso sozinhos”. Soraya lembrou também que a Unifesp figura entre as melhores universidades do país, fato corroborado, entre outros fatores, pela produção acadêmica e pela quantidade de egressos atuando em posições de destaque por todo o Brasil. Ela concluiu sua fala reafirmando que a universidade é espaço propício para discussão e construção de ideias. “Caminharemos muito mais fortes juntos”, finalizou.

Ao final da cerimônia, Janine Schirmer recebeu de Maria Magda Baleeiro a pelerine verde clara, utilizada pela diretora da EPE/Unifesp em cerimônias, e a lâmpada símbolo da Enfermagem. Juntamente com seu vice, Alexandre Pazetto Balsanelli, e com a reitora, assinou o termo de posse.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, a diretora da EPE/Unifesp, Janine Schirmer e seu vice, Alexandre Pazetto Balsanelli, assinando o termo de posse
A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, a diretora da EPE/Unifesp, Janine Schirmer, e seu vice, Alexandre Pazetto Balsanelli, assinando o termo de posse

Lido 6106 vezes Última modificação em Quarta, 07 Abril 2021 13:35