Quarta, 26 Abril 2017 16:36

Festival de documentários Jovem.Doc tem início na Cinemateca Brasileira

Foram apresentados dez documentários de 25 a 27 de abril

Por FapInforma

Aconteceu, na noite do dia 25 de abril, a abertura das apresentações dos documentários de curta-metragem do Projeto Jovem.Doc. 'A Batalha de São Bráz' e 'Enquadro' foram os dois filmes escolhidos para serem exibidos na estreia da Mostra. Na plateia, professores da Unifesp, diretores dos documentários, roteiristas, entre outros profissionais de cinema. O festival aconteceu até quinta-feira, 27 de abril.

"Esse projeto é um lindo fruto. Retrata o que a juventude vê sobre jovens em situação de vulnerabilidade ou exclusão social", comentou a professora Clélia Rejane Antonio-Bertoncini, coordenadora do projeto. "A estética diferenciada dos filmes, longe da visão comercial é o diferencial dos projetos. Retoma a origem do cinema no Brasil", disse Leandro Pardi, coordenador de Difusão e Acesso da Cinemateca.

O edital que viabilizou o projeto selecionou dez propostas de documentários. Cada um dos escolhidos foi contemplado com R$ 100 mil para a realização da produção do filme. Pelo edital, só estavam aptos a concorrer brasileiros entre 18 e 29 anos.

Oportunidade

Em discurso, uma das jovens contempladas no projeto, Ana Carulina Roelis, diretora do 'Confirmou Presença', ressaltou a importância do projeto em sua vida. "Sou de Cuiabá, cidade do interior do Brasil, sem recursos audiovisuais. Ter a oportunidade de dirigir um documentário como diretora-executiva, contando com câmeras de primeira qualidade, era inimaginável. Fazer parte do projeto é um excelente portfólio. Já me abriu portas". Ao lado de Ana Carulina, estava presente, também, Jorge Antônio, roteirista de 'Confirmou Presença'.

O projeto Jovem.doc é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi gerenciado pela Fundação de Apoio à Unifesp e viabilizado pela Cinemateca Brasileira. No total, a FapUnifesp gerenciou R$ 1.5 milhão, verba destinada ao pagamento dos custos de produção e logística para realização dos documentários. "Foi uma satisfação participar desse projeto de incentivo ao desenvolvimento social e cultural de nosso país", comentou a diretora-presidente da fundação, professora Jane Zveiter de Moraes. "Parabenizo os participantes do projeto pelo talento e criatividade", completou.

Confira aqui a programação e a sinopse dos documentários.

Jovem.DocCinemateca
Compareceram à abertura do evento (da esq. para a dir.): a assessora de Gabinete da Reitoria, Gabriela de Brelàz; a diretora-presidente da FapUnifesp, Jane Zveiter de Moraes; a coordenadora do Projeto Jovem.doc, Clélia Rejane Antonio-Bertoncini; a supervisora de contratos e convênios da FapUnifesp, Regiane Sabatini; e Magnus R. Dias da Silva (Foto: Comunicação FapUnifesp)

Lido 9241 vezes Última modificação em Terça, 02 Outubro 2018 17:33