Quinta, 08 Junho 2017 14:13

Comissão do Campus São Paulo realiza ato em defesa do hospital universitário da Unifesp

Grupo formado por estudantes, docentes, servidores e funcionários caminhou até a Alesp

A Comissão de Mobilização da Graduação do Campus São Paulo da Unifesp realizou, nesta quinta-feira (8/6), um ato em defesa do seu hospital universitário, o Hospital São Paulo (HSP/HU/Unifesp). A ação teve como objetivo alertar sobre os cortes orçamentários que atingem a instituição e que já culminaram na suspensão de cirurgias eletivas e no cancelamento de milhares de atendimentos.

Até o momento, o HSP/HU/Unifesp permanece sem receber recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Saúde (MS), embora tenha direito à verba de acordo com o Decreto nº 7.082/2010, que estabeleceu o programa em 2010. Nele, está inserida a Portaria Interministerial nº 883/2010 que reconhece o Hospital São Paulo como hospital universitário da Unifesp.

A caminhada seguiu até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde os organizadores entregaram um documento à Comissão de Saúde da assembleia, pedindo a intercessão do grupo junto aos ministérios da Saúde e da Educação.

Moção da Alesp

A Comissão de Saúde da Alesp publicou, no último sábado (3/6), uma moção de apoio ao Hospital São Paulo. Acesse o documento completo

Na moção, os deputados são claros em afirmar que prejuízos ao Hospital São Paulo afetam a população da cidade e do Estado de São Paulo. Todos concordam que o corte do Rehuf deve ser revertido imediatamente, o que ajudará a viabilizar a normalização das atividades do hospital.

Créditos das fotos do ato na Alesp: Patricia Charf e Renan Choi

Lido 23677 vezes Última modificação em Sexta, 23 Junho 2017 09:58