Sexta, 09 Junho 2017 16:42

Ciência no Cotidiano apresenta aos jovens fauna silvestre paulistana

Novo programa da Unifesp estreia com cinco episódios, por meio da série Animais Silvestres que Vivem na Cidade

Valquíria Carnaúba

Sagui se escreve com trema ou sem trema? Com a reforma ortográfica, com certeza você já sabe qual a forma certa, mas o webprograma Ciência no Cotidiano promete tirar mais dúvidas sobre esse e outros animais da fauna silvestre paulistana. A produção, realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é composta de vídeos educacionais, voltados ao público do ensino básico brasileiro, que abordam com uma linguagem jovem a relação entre o ser humano e ecossistemas urbanos. Confira os episódios:

O idealizador do projeto, André Bianco, possuía dois grandes objetivos quando decidiu produzir o material: fazer divulgação científica para estudantes da rede pública de ensino, e mostrar que São Paulo, apesar de parecer um local estéril devido à intensa urbanização, preserva uma rica fauna. Docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, Bianco acredita que o material pode ajudar a despertar nos jovens a consciência de preservação e o comportamento sustentável.

“Nosso principal foco é o público de fragilidade socioeconômica. A queixa mais comum, entre professores e estudantes de escolas públicas, é a ausência de laboratórios ou de verbas para bancar expedições. Porém, a série chega com a proposta de popularizar a ciência através de fatos presentes no cotidiano, indicando que é possível ir ao jardim da escola e ministrar uma tremenda aula de Biologia”, pontua.

A coordenadora de conteúdo audiovisual da Unifesp e docente lotada no Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp), Luciana Borges, ressalta que o programa é fruto de uma parceria entre o professor do Campus Diadema e departamento, cuja proposta vai ao encontro de um conjunto de ações voltadas à divulgação científica. “O Ciência no Cotidiano é uma das sementes que lançamos em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/Unifesp), com vistas a conteúdos educativos – a chamada educomunicação”, comemora a professora.

A primeira série de episódios, Animais Silvestres que Vivem na Cidade, foi lançada na terça-feira (13/6), e cada um dos programas será disponibilizado uma vez por mês.

O docente André Bianco, no Zoológico de São Paulo, durante a produção da web série Fauna Silvestre da Cidade de São Paulo (Foto: arquivo pessoal)

O docente André Bianco, no Instituto Butantan (abaixo), durante a produção da web série Fauna Silvestre da Cidade de São Paulo (Fotos: arquivo pessoal)
O docente André Bianco, no Zoológico de São Paulo (acima) e no Instituto Butantan (abaixo), durante a produção da web série Fauna Silvestre da Cidade de São Paulo (Fotos: arquivo pessoal/Priscila Gibelli)

Ciência no Cotidiano