Sexta, 25 Agosto 2017 11:02

Vem aí Além da Aula, o novo programa do DCI/Unifesp

Estreia acontece em 31 de agosto, no portal da Universidade

Estudar, estudar e estudar. Essa é a rotina da maioria dos estudantes universitários. E quando sobra um tempo, alguns preferem sair com os amigos, outros ficam em casa... mas sabia que a universidade pode te oferecer grandes experiências fora da sala de aula? Como? Por meio dos projetos de extensão!

Pensando nisso, o setor de Conteúdos Audiovisuais do Departamento de Comunicação (DCI) da Unifesp lança no próximo dia 24 de agosto o “Além da aula”, um projeto que conta as experiências dos estudantes da Unifesp fora da sala de aula, atuando em projetos de extensão universitária.

“O projeto partiu da necessidade de valorizar as ações dos estudantes que se envolvem com a comunidade, no caso, com o trabalho de extensão, no sentido de entender como esse trabalho além da aula tradicional os ajuda” explica Luciana Borges, docente da Unifesp e coordenadora de Conteúdos Audiovisuais do DCI. A intenção é a de mostrar que os projetos que ocorrem em espaços não formais também proporcionam grande aprendizado.

A equipe de Conteúdos Audiovisuais faz o levantamento dos projetos de extensão registrados e em atividade pela Unifesp. A partir daí, entra em contato com os responsáveis e agenda uma data para a gravação. A cada mês, um novo vídeo será lançado, contemplando trabalhos de alunos de todos os campi da Unifesp.

Experiências preliminares

Durante as primeiras gravações, Luciana presenciou a influência que os projetos têm na vida dos alunos, em todos os sentidos. “Conversamos com um aluno que foi ensinar matemática e dizia que não ligava muito para as coisas. Mas quando ele começou a ver o quanto as pessoas estavam se beneficiando com a aula dele, ele passou a enxergar aquilo de modo diferente”. A docente observou que muitos alunos procuram os cursos de extensão por necessidade, já que passaram a ser obrigatórios para o currículo acadêmico da Unifesp, e acabam se envolvendo com o trabalho. Em alguns casos, a mudança ocorreu também no âmbito familiar. “Outro depoimento que ouvimos foi o de um estudante que disse que mal conversava com a família, chegava em casa e ia direto para o quarto. Quando ele começou a trabalhar com a comunidade, passou a agir diferente em casa, dando abertura para os pais perguntarem algumas coisas e ele passou a dialogar mais com a família e a família a saber mais da vida dele”.

A atividade de extensão, na visão da coordenadora do projeto, contribui também para que o estudante passe a questionar a relação da universidade com a comunidade e o seu próprio papel na sociedade. “É um projeto de extensão, mas é também um projeto de vida, porque transforma. Quando você doa o seu tempo além da aula, você está inserindo aquilo na sua vida”, completa Luciana.

Gostou da novidade? Então fique ligado na página da Unifesp, que dia 31 de agosto, estreia o “Além da Aula”. E se você participa de algum projeto de extensão, conte para nós a sua história e experiências. Quem sabe ele não é o próximo a aparecer em nosso canal?

Lido 8168 vezes Última modificação em Quinta, 31 Agosto 2017 15:41