Quinta, 08 Fevereiro 2018 13:28

Unifesp produzirá Atlas Ambiental de Diadema

Projeto será realizado por docentes, técnicos e alunos do curso de Ciências Ambientais

Atlas Ambiental portal 2
Professora Ana Luísa Bitencourt apresenta projeto do Atlas Ambiental na Prefeitura de Diadema (Crédito da foto: André Bianco)

O projeto de Atlas Ambiental da cidade de Diadema foi apresentado por docentes do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus Diadema, em reunião no dia 26 de janeiro no anfiteatro do Paço Municipal, com a presença do prefeito Lauro Michels, de todos os secretários do município, e de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente.

Com previsão de desenvolvimento em três anos, o projeto contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Diadema, que disponibilizará dados oficiais da cidade sobre vegetação, flora, fauna, desenvolvimento urbano e socioeconômico. Para tal, será elaborado um termo de parceria entre a Unifesp e a Prefeitura de Diadema.

O município de Diadema será o primeiro da região ABCD a ter seu próprio Atlas Ambiental. O documento trará informações sobre recursos hídricos, solo, vegetação e ar da região, além de mostrar como o sistema urbano afeta a natureza, e de como a sustentabilidade dos sistemas urbanos e naturais deve ser olhada de forma integrada.

Segundo Tatiana Capel, secretária de Meio Ambiente, essa parceria trará muitos benefícios. “O projeto vem em momento oportuno para a cidade, em função da revisão do Plano Diretor. Além de sermos o primeiro município do ABC a ter um Atlas Ambiental, o projeto também reforçará a vocação do Campus Diadema na vertente ambiental”, explica.

Para a professora Ana Luísa Bitencourt, chefe do Departamento de Ciências Ambientais da Unifesp, o Atlas Ambiental de Diadema é um grande projeto. “O objetivo não é só confeccionar um material, mas apurar dados com uma visão científica, estabelecendo indicadores ambientais que subsidiem as tomadas de decisões pelos órgãos competentes”.

Atlas Ambiental portal 1
(Crédito da foto: André Bianco)

*Com informações da Prefeitura Municipal de Diadema

Lido 10266 vezes Última modificação em Quinta, 22 Fevereiro 2018 18:03